Olimpíadas de conhecimento: análise e classificação de questões da XX Olimpíada Brasileira de Biologia pelo viés da Taxonomia Revisada de Bloom
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Ciências e Biologia
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho objetivou discutir as olimpíadas de conhecimento, ilustrando a diversidade de propostas metodológicas no tratamento do tema. Foi feita uma revisão de literatura sobre olimpíadas de conhecimento, que nos permitiu um olhar mais próximo da diversidade de metodologias e discussões que esses eventos podem suscitar, revelando sua riqueza e potencial na produção de literatura na área da educação. Em seguida, voltamos nossas atenções ao universo da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), através de uma perspectiva original, ao trazer a Taxonomia Revisada de Bloom (TRB) para a análise de suas questões. Assim, neste trabalho, utilizou-se a estrutura da tabela taxonômica com o objetivo da classificação dos itens das questões das provas das três fases da XX OBB. As análises aqui realizadas sugerem um aumento considerável na complexidade dos itens das provas ao longo das fases dessa edição do certame, mesmo consideradas as limitações da metodologia empregada.
Abstract
This work aimed to discuss the Knowledge Olympics, illustrating the diversity of possible methodologies around this theme. A literature review about this topic was undertaken, allowing for a closer look at the diversity of methodologies and discussions that may arise from these events, revealing their richness and potential for the production of literature in the field of education. Following, we explore specifically the universe of the Brazilian Olympiad of Biology, through an original perspective, on bringing Bloom's Revised Taxonomy for analyzing its items. The analyses carried out here suggest a considerable increase in the complexity of the test items throughout the phases of this edition of the competition, even considering the limitations of the methodology used.
Descrição
Palavras-chave
Ciências - Estudo e ensino, Biologia - Estudo e ensino, Olimpíada Brasileira de Biologia, Taxonomia de Bloom revisada, Avaliação da aprendizagem
Citação
ESTRELLA JUNIOR, Pedro Acácio Saldanha. Olimpíadas de conhecimento: análise e classificação de questões da XX Olimpíada Brasileira de Biologia pelo viés da Taxonomia Revisada de Bloom. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




