Olimpíadas de conhecimento: análise e classificação de questões da XX Olimpíada Brasileira de Biologia pelo viés da Taxonomia Revisada de Bloom

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho objetivou discutir as olimpíadas de conhecimento, ilustrando a diversidade de propostas metodológicas no tratamento do tema. Foi feita uma revisão de literatura sobre olimpíadas de conhecimento, que nos permitiu um olhar mais próximo da diversidade de metodologias e discussões que esses eventos podem suscitar, revelando sua riqueza e potencial na produção de literatura na área da educação. Em seguida, voltamos nossas atenções ao universo da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), através de uma perspectiva original, ao trazer a Taxonomia Revisada de Bloom (TRB) para a análise de suas questões. Assim, neste trabalho, utilizou-se a estrutura da tabela taxonômica com o objetivo da classificação dos itens das questões das provas das três fases da XX OBB. As análises aqui realizadas sugerem um aumento considerável na complexidade dos itens das provas ao longo das fases dessa edição do certame, mesmo consideradas as limitações da metodologia empregada.

Abstract

This work aimed to discuss the Knowledge Olympics, illustrating the diversity of possible methodologies around this theme. A literature review about this topic was undertaken, allowing for a closer look at the diversity of methodologies and discussions that may arise from these events, revealing their richness and potential for the production of literature in the field of education. Following, we explore specifically the universe of the Brazilian Olympiad of Biology, through an original perspective, on bringing Bloom's Revised Taxonomy for analyzing its items. The analyses carried out here suggest a considerable increase in the complexity of the test items throughout the phases of this edition of the competition, even considering the limitations of the methodology used.

Descrição

Palavras-chave

Ciências - Estudo e ensino, Biologia - Estudo e ensino, Olimpíada Brasileira de Biologia, Taxonomia de Bloom revisada, Avaliação da aprendizagem

Citação

ESTRELLA JUNIOR, Pedro Acácio Saldanha. Olimpíadas de conhecimento: análise e classificação de questões da XX Olimpíada Brasileira de Biologia pelo viés da Taxonomia Revisada de Bloom. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0