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Submissões Recentes
O potencial cartográfico na sala de aula: metodologia ativa e raciocínio geográfico em uma proposta de atividade para o 9º ano do ensino fundamental
(2025) Pinto, Bruna Cianni Araujo Joele; Morais, Marcelo Alonso
Considerando a importância de trabalhar o pensamento espacial por meio da interpretação de mapas em todas as etapas do ensino básico, bem como a eficiência do aprendizado advindo de metodologias que utilizam o conhecimento prévio dos estudantes para a construção das práticas, este trabalho propõe uma atividade pedagógica para o 9º ano do ensino fundamental. A proposta utiliza a percepção dos alunos sobre marcas e produtos do seu cotidiano para a elaboração de mapas temáticos, associando-os aos países de origem e analisando sua distribuição espacial. Esse processo permite discutir as desigualdades produtivas entre o Norte e o Sul globais, além de estimular o contato com o mapa-múndi, a coleta e a interpretação de dados espacializados. É uma proposta ativa que mobiliza o desenvolvimento do raciocínio geográfico colocando o estudante no centro do seu processo de aprendizado. A atividade também promove uma reflexão crítica sobre o consumo e as dinâmicas globais de produção a partir da realidade local dos estudantes. Embora desenvolvida para o ensino de globalização, a metodologia pode ser adaptada para outros segmentos e conceitos dentro da educação geográfica.
“Guadalupe em mim é fundação”: uma proposta de aula sobre industrialização, desindustrialização e suas consequências a partir das paisagens do bairro de Guadalupe, RJ
(2025) Teixeira, Maurício Moura; Chaves, Rafael Luiz Leite Lessa
Este artigo busca construir uma proposta de sequência didática sobre a geografia da indústria e seus temas correlatos, a partir de Guadalupe, bairro na cidade do Rio de Janeiro com forte histórico industrial, utilizando o trabalho de campo como ferramenta central. O objetivo é utilizar a paisagem e sua transformação ao longo do tempo, para a partir do campo, assim como também fotos, relatos, histórias familiares, etc. transformar o senso comum em conhecimento geográfico. Ao construir essa proposta também queremos possibilitar que ela seja reproduzida em outros bairros com histórias semelhantes à de Guadalupe. Além disso, também existe a finalidade de unir dois paradigmas: a de morador curioso e a de professor inquieto. Busca-se unir uma curiosidade pessoal, alimentada ao longo de uma vida nesse lugar, sobre a real importância da indústria para formação de Guadalupe e suas consequências para o bairro, com uma necessidade enxergada, exercendo o papel de professor, que é a forma como é abordado indústria enquanto um tema escolar, em geral de maneira abstrata, ainda que possua forte materialização no espaço, sobretudo para quem reside na localidade citada. Por fim, soma-se a vontade de transformação da educação, buscando uma abordagem integral, como bem elaborado por Marino (2018), e por isso haverá ênfase na participação comunitária e no uso daquilo que é considerado senso comum.
Aprendizagem de desenho geométrico na educação infantil : um trabalho interdisciplinar com artes
(2025) Abreu, Priscila Ferreira Bento de; Tavares, José Rodolfo Ribeiro; Moraes, Jorge Luiz Marques de
Este trabalho apresenta propostas de práticas educativas para a introdução do Desenho Geométrico para crianças da Educação Infantil (EI) com o uso das figuras planas mais usuais através da Interdisciplinaridade, demostrando a importância no reconhecimento dessas formas geométricas e suas aplicações em fazeres do dia a dia tanto quanto na sua importância em demais assuntos compreendidos na EI. Diante das didáticas baseadas na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa, apresentam-se propostas de práticas contextualizadas, de acordo com a realidade percebida dos alunos, a fim de gerar apreciação e reflexão sobre o indivíduo e o meio o qual está inserido.
Oficina pedagógica de design gráfico para adolescentes: um roteiro para educadores
(2025) Oreiro, José Antonio Perez; Rego, Carlos Eduardo de Carvalho
O presente produto educacional, nominado “Oficina Pedagógica de Design Gráfico: Um Roteiro Para Educadores”, configura-se como um artefato de intervenção desenvolvido no escopo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Este estudo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivou oferecer uma resposta pedagógica à necessidade de fomentar o interesse de jovens pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), articulando-a com os princípios da Educação em Direitos Humanos (EDH) para a promoção de uma formação integral. O roteiro pedagógico resultante detalha a implementação de uma oficina em cinco encontros, utilizando metodologias ativas e o diálogo como eixos centrais. A pesquisa propõe a integração de conceitos básicos de design gráfico e o uso do software livre Inkscape com temas interdisciplinares e reflexões sobre diversidade e pluralidade social. A escolha do software de código aberto Inkscape garante a acessibilidade e estimula a autonomia tecnológica dos participantes. As atividades estão estruturadas para desenvolver o raciocínio visual, a criatividade e competências humanas e técnicas. Conclui-se que o produto estabelece uma ponte lúdica e reflexiva entre arte, tecnologia e cidadania, concretizando uma proposta que desperta o protagonismo juvenil e o interesse pelas possibilidades da EPT. O material, que inclui uma apostila de apoio sobre o software, é disponibilizado sob licença livre, reforçando o compromisso com a democratização do acesso ao conhecimento.
Oficina pedagógica de design gráfico: arte e tecnologia como convite para a educação profissional e tecnológica (EPT)
(2025) Oreiro, José Antonio Perez; Rêgo, Carlos Eduardo Oliva de Carvalho
Esta dissertação objetiva apresentar a proposta de uma oficina pedagógica de design gráfico como produto educacional para apresentar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a jovens, contribuindo para sua formação integral e futura inserção no mundo do trabalho. A pesquisa, qualitativa e exploratória, foi realizada baseada em revisão bibliográfica. A oficina pedagógica de design gráfico foi concebida como um espaço de aprendizado prático e colaborativo, utilizando software livre (Inkscape) para estimular a criatividade, aprimorar a comunicação e facilitar a compreensão de conceitos complexos de maneira engajadora e acessível. A oficina também busca promover a formação integral dos jovens, diante dos desafios do futuro tecnológico e incentivando sua inserção na EPT. A metodologia adotada priorizou a utilização de tecnologias digitais que equilibrem habilidades pessoais e conteúdos, desenvolvendo ainda competências socioemocionais. O produto educacional consiste em um (1) “Roteiro para educadores” para oferta da oficina, complementado por uma (2) "Apostila de Inkscape – Design Gráfico para Adolescentes", para auxiliar no aprendizado do software e nas tarefas propostas. A oficina pedagógica de design gráfico almeja ser um instrumento de apresentação de jovens à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), identificada como uma via promissora e acessível para o desenvolvimento de suas competências. Conclui-se, portanto, que a referida oficina possui o potencial de ser uma ferramenta profícua na disseminação da EPT, ao oferecer uma abordagem inovadora e motivadora para a formação dos jovens.

