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Submissões Recentes

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Direitos humanos no ensino de história: museu aberto dos direitos humanos
(2023) Cornejo Ormeño, José Felipe; Silva, Renata Augusta dos Santos
O trabalho apresentado discute a importância do Ensino de Direitos Humanos na disciplina de História, no nível do 9 ano do Ensino Fundamental II, utilizando o conteúdo sobre a ditadura civil-militar brasileira de 1964-1985 como eixo central que possibilite estudantes entenderem um processo histórico no qual esses direitos não foram respeitados. Pretende ajudar, também, a pensarem a continuidade e mudança que existe no processo histórico. Se propõe a criação de um Museu Aberto feito pelos/as estudantes, colocando em prática o Ensino de História em Gerúndio, isto, com a finalidade de convidar a toda a comunidade escolar, incluindo estudantes, docentes, trabalhadores/as da educação, responsáveis e vizinhança a visitar o Museu Aberto, e pensar o Ensino de História como uma construção conjunta entre professor/a e educandos/as. Se defende, no trabalho, que o ensino de História deve ter como uns de seus objetivos fundamentais a formação de cidadãos e cidadãs críticos/as e conscientes de seus direitos e deveres, propondo o passo do senso comum para o pensamento crítico, entendendo que o reconhecimento e o respeito irrestrito sobre os Direitos Humanos é de fundamental importância na hora de pensar uma cidadania que seja respeitosa com a com a diferença, com o meio ambiente e a democracia. O trabalho também pretende incentivar um diálogo transversal dos Direitos Humanos em todas as disciplinas, abrindo a possibilidade para pensá-los desde a interdisciplinaridade. Para alcançar estes objetivos, se propõem reflexões que justificam esta abordagem a partir dos Direitos Humanos e planejamentos de aulas que permitam colocar em prática um processo de Ensino-Aprendizado que possa ajudar para alcançar essa finalidade pedagógica.
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Desafios da educação na era da pós-verdade
(2023) Silva, Iuri Santos da; Silva, Renata Augusta dos Santos
O trabalho tem como proposta uma sequência didática que culminará com a produção de um podcast escolar dentro da disciplina de História, utilizando-se do conteúdo curricular. A fim de estimular a produção e o consumo de conteúdos responsáveis, a tarefa é se apropriar de uma importante ferramenta de comunicação mostrando o quão ela pode ser útil dentro processo educacional. Também será necessário mostrar que as mesmas ferramentas são utilizadas muitas vezes com o intuito de desinformar, criar e reforçar preconceitos, além de causar percepções errôneas sobre conceitos historicamente estabelecidos. Analisando, principalmente o papel da internet, e utilizando o Brasil como recorte, pode-se perceber a necessidade de discutir a qualidade de informações consumidas cotidianamente. Como a velocidade ao qual nos alimentamos de dados, muitas vezes duvidosos, põe em risco todo o conhecimento adquirido através do estudo da História, Sociologia e da Antropologia. A História oferece a base de conhecimento necessária para dissecar tal processo e com o apoio de disciplinas correlacionadas, os alunos poderão compreender o resultado gerado dessa mistura e desenvolver novas frentes comunicacionais.
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Análise entre animações e uma proposta de aula sobre Guerra Fria
(2020) Vasconcellos, Andréa Colin; Malafaia, Wolney Vianna
O presente trabalho tem como objetivo debater sobre os usos dos filmes de animação como uma fonte histórica e seus usos dentro das salas de aulas do ensino básico. Esse trabalho tem como finalidade expor as semelhanças e singularidades deste tipo de obra em relação a outras fontes e produções cinematográficas. Além disso, também serão debatidos como os professores do ensino básico de história podem utilizar mais o cinema de animação dentro das salas de aula, fazendo uso desta linguagem como objeto histórico junto com os alunos, e como esses produtos podem auxiliar os discentes para o aprendizado histórico. Por fim, serão analisadas e desenvolvidas propostas de aulas a partir de duas obras de animação de épocas, finalidades e formatos distintos.
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Jogos musicais e o estímulo cognitivo em adolescentes
(2023) Silva, Vitória Elizabete Gonçalo da; Castro, Vanessa Weber de
Este trabalho aborda a importância do uso de jogos musicais diversos para promover estímulos cognitivos em adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A partir da definição dessa temática, pretende-se atingir os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento bibliográfico que aborde a utilização de jogos no processo educacional de adolescentes; refletir sobre a adolescência enquanto período da formação humana no qual se situam os estudantes dos anos finais do ensino fundamental; e propor jogos musicais que possam ser utilizados nesse segmento de ensino e que contribuam para o desenvolvimento cognitivo e musical dos estudantes. A metodologia utilizada para a construção de postulados e reflexões foi da pesquisa bibliográfica. O referencial teórico considera os efeitos dos jogos no aprendizado de crianças da educação infantil (VIGOTSKI, 2021) e até mesmo os efeitos em recuperação cognitiva em idosos (LARA et al., 2017), buscando aplicar as propostas e ideias no segmento objeto de estudo deste trabalho. O interesse pela temática surgiu a partir da observação de dificuldades recorrentes em estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, durante a primeira experiência docente da autora, percepção partilhada também por outros professores e comprovadas em pesquisa recente, a respeito da defasagem cognitiva em adolescentes após a Pandemia de Covid-19 (SILVA et al., 2022). A partir da reflexão empreendida, que demonstrou que os jogos podem ser importantes ferramentas para o desenvolvimento cognitivo de adolescentes, foram propostos seis jogos musicais analógicos, baseados em propostas já conhecidas pelos estudantes (como jogo da memória, jogos de tabuleiros e Adedonha), mas adaptados ao trabalho pedagógico musical. Dessa forma, ao mesmo tempo em que se diverte, o aluno estimula aspectos cognitivos de sua formação, e reforça conteúdos musicais diversos. Esperamos, com este trabalho, contribuir para a ampliação do uso de jogos também nos anos finais do ensino fundamental, incentivando professores e pesquisadores a desenvolverem novas propostas.
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A formação do pianista no ensino médio integrado/técnico em instrumento musical do Colégio Pedro II: um olhar para o repertório
(2024) Adami, Verônica dos Santos; Abreu, Solange Pereira de
O objetivo geral do trabalho é verificar, no Ensino Médio Integrado/Técnico em Instrumento Musical, do Colégio Pedro II, a possível contribuição da disciplina Harmonia Aplicada ao Teclado, HARTEC, para a formação do pianista e para o desenvolvimento da disciplina Prática Instrumental Individual, modalidade Piano, que tem como culminância os Recitais de Conclusão de Curso. Investiga-se, nas disciplinas HARTEC e Prática Instrumental Individual, modalidade Piano, a possível abordagem de práticas, geralmente, presentes no aprendizado da música popular, tais como: ler cifragem alfanumérica, improvisar, compor, tocar por imitação e tocar de ouvido. No trabalho, verifica-se o programa de HARTEC; observa-se, nas apostilas desta disciplina, a abordagem de questões como: leitura de partitura; leitura de cifragem alfanumérica; improvisação; composição; e elaboração de arranjo; e lista-se o repertório presente no material didático da disciplina. Faz-se, também, um levantamento do repertório executado nos Recitais de Conclusão do Curso Técnico em Instrumento Musical, modalidade Piano, nos anos letivos de 2020, 2021 e 2022; e verifica-se uma possível contribuição da disciplina HARTEC na construção do repertório apresentado nestes Recitais. O trabalho se justifica por buscar verificar a relevância da inclusão da música popular no ensino do piano dos cursos profissionalizantes. A partir da literatura de Green (2012), Couto (2008) e Silva (2010), e por meio da verificação de editais, apostilas e documentos, realiza-se a pesquisa, na qual é aplicado o método fenomenológico. Por meio do levantamento do repertório dos Recitais de Conclusão de Curso, conclui-se que a música popular é valorizada na disciplina Prática Instrumental, modalidade Piano, do Curso Técnico em Instrumento Musical. Considera-se, com a pesquisa, que a disciplina HARTEC contribui positivamente para o aprendizado do piano, já que possibilita que o aluno cifre melodias, analise acordes e compreenda melhor a construção da música.