História e Meio Ambiente: historiografia, educação ambiental e ensino de história

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de estudar como o ensino de história, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tem tratado as questões ambientais a despeito de já existir, há algumas décadas, uma consolidada historiografia dedica aos assuntos ambientais e toda uma orientação normativa sobre a dimensão ambiental da educação amparada por bibliografia especializada e que não deve ser negligenciada na Educação Básica. Portanto, será analisado em que consiste a História Ambiental e a Educação Ambiental, bem como seus desenvolvimentos, e investigado o porquê do ensino de história praticado no Brasil não conseguir, até hoje, um diálogo mais fecundo com o mundo natural. Parte das conclusões obtidas foram através da análise da Base Nacional Comum Curricular e de uma coleção didática de história para os Anos Finais do Ensino Fundamental aprovados nos dois últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático. Além de constatar uma insuficiência das questões ambientais no currículo de história e nos livros didáticos de história, foi proposto ao final deste estudo um guia com alguns caminhos para cobrir essa lacuna e tornar, assim mais efetivo, o ensino de história nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Abstract

This paper aims to study how the History in the final grades of middle high school have dealt with environmental issues, despite the existence of a consolidated historigraphy dedicated to environmental issues for some decades and a whole normative orientation on an environmental dimension of education, that should not be neglected in Basic Education. Therefore, it will be analyzed what Environmental History and Environmental Education consist of, as well as their developments, and investigated why the teaching of History practiced in Brazil still fails to achieve a more fruitful dialogue with the natural world. Part of the conclusions obtained were through the analysis of the National Curricular Common Base and a didactic collection of history for the Final Years of middle high school approved in the last two public notices of the National Textbook Program. In addition to noting an insufficiency of environmental issues in the History curriculum and in History textbooks, a guideline was proposed at the of this paper shoeing some ways of covering this gap.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Historiografia, História ambiental, Educação ambiental, Anos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino

Citação

NEVES, Raphael. História e Meio Ambiente: historiografia, educação ambiental e ensino de história. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0