Lima Barreto e os projetos silenciados na construção da Primeira República

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

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Rio de Janeiro

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Resumo

A partir da década de 1950 tem ocorrido um resgate da importância da produção literária de Lima Barreto. Através de seus personagens e da ambientação de sua obra, Lima discute temas sociais que não se restringem ao início do século XX e as transformações urbanas no Rio de Janeiro, apresentando anseios e projetos políticos alternativos de construção da primeira república. Este trabalho de revisão bibliográfica tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a importância da interdisciplinaridade e do uso de textos literários na contextualização do Ensino de História, ao mesmo tempo que indica possíveis caminhos para realizá-lo. Partindo de crônicas presentes na obra Os Bruzundangas, propõe-se a elaboração de uma exposição para o 9º ano do Ensino Fundamental como produto pedagógico. O uso da literatura em sala de aula favorece a concretização de uma aprendizagem significativa e a formação de alunos capazes de problematizar questões de sua realidade social e propor alternativas de mudanças.

Abstract

From the 1950s there has been a rescue of the importance of Lima Barreto's literary production. Through his characters and the setting of his work, Lima discusses social issues that are not confined to the beginning of the 20th century and the urban transformations in Rio de Janeiro, presenting aspirations and alternative political projects of the construction of the first republic. This bibliographic review work aims to contribute to the discussion on the importance of interdisciplinarity and the use of literary texts in the contextualization of History Teaching, while indicating possible ways to realize it. Starting from the chronicles present in the work Os Bruzundangas, it is proposed to prepare an exhibition for the 9th year of basic education as a pedagogical product. The use of literature in the classroom favors the realization of meaningful learning and the formation of students able to problematize issues of their social reality and propose alternatives for change.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Brasil - História - Primeira República, 1889-1930, Lima, Barreto, 1881-1922 - Crítica e interpretação, Literatura e história

Citação

STELLET, Bruno Rodrigues. Lima Barreto e os projetos silenciados na construção da Primeira República. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

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