Teatro com história: uma proposta interdisciplinar para o ensino de história
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Neste trabalho, apresentamos o “Manual para teatralizar o Ensino de História”. Trata-se de uma proposta interdisciplinar, voltada aos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que consiste na transposição das ferramentas dos jogos teatrais criados por Viola Spolin e Augusto Boal para o cotidiano das aulas do saber histórico escolar. Para isso, defende-se a interdisciplinaridade a partir das competências trabalhadas por cada disciplina, de modo a respeitar, por um lado, as particularidades “libertárias” e “espontaneísta” do Teatro, por outro, a epistemologia própria da História. Espera-se que a mobilização dos jogos teatrais nas aulas de História contribua para o desenvolvimento de procedimentos específicos do saber histórico definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como para o estímulo à construção de uma sala de aula como “sala de ensaio” e à efetivação de uma proposta de educação libertária.
Abstract
In this work, the “Manual for theatricalizing History Teaching” is presented. It is an interdisciplinary proposal, aimed at History teachers in the Final Years of Elementary School, which consists of transposing the tools of theatrical games created by Viola Spolin and Augusto Boal into the daily life of school historical knowledge classes. To this end, interdisciplinarity is defended based on the skills worked on by each subject, in order to respect, on the one hand, the “libertarian” and “spontaneous” particularities of Theater, on the other, the epistemology specific to History. It is expected that the mobilization of theatrical games in History classes will contribute to the development of specific procedures for historical knowledge defined in the National Common Curricular Base (BNCC), as well as to encourage the construction of a classroom as a “rehearsal room”.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Anos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Jogos teatrais, Interdisciplinaridade
Citação
SARMENTO, Giovana Vicchione Mariz. Teatro com história: uma proposta interdisciplinar para o ensino de história. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




