As reformas de base nas páginas do Última Hora e na sala de aula: sentidos em disputa

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente TCC tem como objeto de estudo a pesquisa das reformas de base através de periódicos enquanto uma proposta de investigação histórica para o Ensino de História. Assim, pretendemos refletir e propor contribuições aos saberes docentes a partir do estudo do conceito de “reformas de base” no jornal Última Hora, de 1950 a 1964. A pesquisa nos jornais sobre as reformas de base possibilitará a produção de um objeto pedagógico – proposta de investigação histórica- no qual conteúdos procedimentais e atitudinais serão desenvolvidos. Ambos os conteúdos serão construídos no âmbito da formação do aluno-investigador, ou seja, o conhecimento histórico através da pesquisa ativa da história por parte dos estudantes. No primeiro capítulo, o TCC analisará as formulações e o desenvolvimento das reformas de base dentro do PTB no jornal Última Hora. A baliza cronológica parte de 1950 e se encerra em 1964, com o intuito de identificar possíveis recorrências do conceito na época e as disputas pelos seus sentidos. O objetivo é realizar uma pesquisa que funcione enquanto um modelo de investigação histórica a ser aplicado em sala de aula. O segundo capítulo tem como objetivo a proposição de uma atividade de investigação histórica para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e estabelecer reflexões acerca do Ensino de História. O cerne deste TCC parte da premissa de que o aluno pode ser um investigador da História. O uso dos jornais enquanto fontes históricas para os historiadores servem também enquanto fonte de saberes necessários para os estudantes no conjunto de suas habilidades e conteúdo a serem construídos. Os jornais, na proposta de atividade, não são meros materiais pedagógicos, mas o próprio corpus do saber histórico a serem investigados com metodologia e historiografia. Assim, o presente TCC visa atuar de forma reflexiva sobre os saberes da experiência, aqueles que são produzidos no espaço de atuação profissional do docente e não nas disciplinas universitárias ou no conteúdo curricular.

Abstract

The object of study of this paper is the research of “basic reforms” through newspapers as a historical research proposal for History Teaching. Therefore, this paper aims to reflect and propose contributions to teaching knowledge based on the study of the concept of “basic reforms” in the newspaper Última Hora from 1950 to 1964. Research in newspapers about the “basic reforms” enabled the production of a pedagogical object – historical research proposal -, providing the training of student-researchers; that is, the construction of historical knowledge through active research into history by students. The paper is based on the premise that the student can be a researcher of History. The use of newspapers as historical sources for historians also serves as a source of knowledge necessary for students in terms of their set of skills and knowledge that must be built.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Reformas de base - Brasil, Política - História, Jornais brasileiros - História, Ultima Hora (Jornal), Imprensa

Citação

MÜLLER, Hugo Dante Cyro Macedo. As reformas de base nas páginas do Última Hora e na sala de aula: sentidos em disputa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0