Stop Motion: Como o uso de vídeos pode auxiliar no ensino de Química Orgânica para alunos com TDAH

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Química

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

Estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) possuem dificuldade de concentração por longos períodos. Este grupo está predisposto a sofrer transtornos academicamente debilitantes, como ansiedade e sonolência diurna. Este trabalho, portanto, foi produzido com o intuito de atender alunos com TDAH, especificamente em turmas de Química. Para tal, foram produzidos vídeos do tipo Stop Motion relativos ao tópico Reações de substituição nucleofílica, pertencente à disciplina de Química Orgânica. Espera-se que com estes vídeos os estudantes com TDAH possam colaborar positivamente em suas atividades pedagógicas com aumento de seus níveis de segurança e diminuição dos níveis de ansiedade no estudo da química.

Abstract

Students diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) have difficulty concentrating for extended periods. This group is predisposed to suffer from academically debilitating disorders such as anxiety and daytime sleepiness. This work, therefore, was produced with the aim of assisting students with ADHD, specifically in Chemistry classes. To this end, Stop Motion videos were produced on the topic Nucleophilic substitution reactions, belonging to the discipline of Organic Chemistry. It is hoped that with these videos, students with ADHD can improve their performance in the classroom, in addition to increasing their confidence levels and decreasing anxiety levels around the study of chemistry

Descrição

Palavras-chave

Química - Estudo e ensino, Ensino inclusivo, Stop Motion, Reações orgânicas

Citação

PERES, Rayana Martins. Stop Motion: Como o uso de vídeos pode auxiliar no ensino de Química Orgânica para alunos com TDAH. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

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