Um olhar sobre a educação escolar e seus possíveis impactos na representatividade feminina nas ciências

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Química

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

É possível conjecturar vários motivos pelos quais grande parte das mulheres não desenvolve o interesse por carreiras científicas. Em função disso, a participação feminina no meio científico tem sido alvo de pesquisas na área do Ensino de Ciências. Nessa lógica, a presente pesquisa se propõe a refletir sobre a possível influência que uma educação escolar comprometida com a desconstrução dos papéis de gênero e o estímulo à igualdade entre os sexos possa exercer sobre o interesse de mais mulheres pela ciência. Para tanto, foi feito um levantamento das publicações voltadas para as temáticas “Representatividade Feminina” e “Mulheres na Ciência” nas atas das edições do ENEQ e do ENPEC, de 2017 a 2022. Foram selecionados oito trabalhos, os quais foram analisados com base na Análise de Conteúdo e categorizados de acordo com o contexto em que apresentavam essas temáticas. Os resultados mostraram que a baixa representatividade feminina no meio científico tem sido um tema explorado pelos trabalhos acadêmicos, o que mostra a relevância das reflexões sobre o assunto e a busca por explicações para tal. A presença de discussões sobre gênero e sexismo na ciência revelaram preconceitos associados à herança patriarcal com relação às mulheres na ciência. Não foram encontrados indícios de discussões sobre a possível influência da educação escolar no distanciamento observado entre mulheres e ciência. Entende-se com isso a necessidade de refletir e discutir sobre os impactos de uma educação que desconstrua preconceitos e padrões sociais, a fim de contribuir para o maior interesse das mulheres pela ciência e suas carreiras profissionais.

Abstract

It is possible to conjecture several reasons why most women do not develop an interest in scientific careers. As a result, female participation in the scientific environment has been the subject of research in Science Teaching area. In this logic, the present research proposes to reflect on the possible influence that a school education committed to the gender roles deconstruction and the equality stimulation between the sexes can exert on the interest of more women in science. To this end, a survey of publications focused on the themes "Female Representativeness" and "Women in Science" was carried out on the records of the ENEQ and ENPEC editions, from 2017 to 2022. Eight works were selected, which were analyzed based on the Content Analysis and categorized according to the context in which these themes were presented. The results showed that the low female representation in the scientific environment has been a topic explored by academic works, which shows the relevance of reflections on the subject and the search for explanations for this. The presence of discussions about gender and sexism in science revealed prejudices associated with patriarchal heritage in relation to women in science. No evidence of discussions about the possible influence of school education on the observed distance between women and science was found. It is understood with this the need to reflect and discuss the impacts of an education that deconstructs prejudices and social standards, in order to contribute to the greater interest of women in science and their professional careers.

Descrição

Palavras-chave

Química - Estudo e ensino, Gênero, Mulheres na ciência, Representatividade

Citação

CAMPELO, Camila da Silva Cunha. Um olhar sobre a educação escolar e seus possíveis impactos na representatividade feminina nas ciências. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2022.

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