Protagonismo de crianças na educação infantil: uma proposta de criação musical a partir da literatura
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho procura apresentar uma proposta de criação musical coletiva com crianças da Educação Infantil a partir do referencial teórico de alguns artigos da ABEM/MEB sobre criação musical. Dentre os artigos, selecionou-se dois que trazem elementos mais colaborativos para a proposta em questão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Destacamos os aspectos norteadores como os eixos temáticos mais relevantes da proposta apresentada, como o protagonismo, a literatura, a representatividade e a expressividade. A proposta de criação musical coletiva com crianças, a partir da literatura afrocentrada, é uma possibilidade elaborada para ser experimentada nos espaços escolares, pois, além de contribuir para a prática pedagógica do fazer musical ativo, reforça as ações afirmativas, amparada pela lei 10.639/03 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), valorizando o protagonismo infantil.
Abstract
This paper seeks to present a proposal for collective musical creation with children in early childhood Basic Education on the theoretical framework of some ABEM/MEB articles on musical creation. Among the articles, we selected two that bring more collaborative elements to the proposal in question. The methodology used was bibliographical research. We highlighted the guiding aspects as the most relevant thematic axes of the proposal presented, such as protagonism, literature, representativeness and expressiveness. The proposal for collective musical creation with children, based on Afrocentric literature, is a possibility designed to be experimented with in school spaces, because as well as contributing to the pedagogical practice of active music-making, it reinforces affirmative action, supported by Law 10.639/03 of the The Educacion Law (Lei de Diretrizes e Bases – LDB) and values children's protagonism.
Descrição
Palavras-chave
Educação musical - Estudo e ensino, Protagonismo infantil, Composição (Música), Música e crianças, Música e literatura, Representatividade
Citação
GERBASE, Beatriz Pessanha. Protagonismo de crianças na educação infantil: uma proposta de criação musical a partir da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




