A literatura de cordel de Apolônio Alves dos Santos no ensino de história: práticas docentes aplicadas ao ensino de história

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como proposta a construção de uma experiência pedagógica voltada para as potencialidades do uso da literatura de cordel, aplicada ao ensino de história, voltada para estudantes concluintes do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Surgida como expressão artística que conjugava elementos materiais e imateriais de uma cultura marcada por um contexto sociopolítico, econômico e climático específicos, o cordel enquanto manifestação textual e estética, acompanhou os processos de êxodo das populações daquela macrorregião durante o século passado, chegando, por exemplo, à cidade do Rio de Janeiro. Pormenorizando o que se segue, o trabalho parte de uma localidade bastante significativa para os contingentes humanos que migraram para a antiga capital federal no século XX: a Feira de São Cristóvão. Tendo a compreensão do desenvolvimento desse significativo complexo identitário, a análise seguirá para as reflexões sobre o cordel, propriamente dito, e para a formação da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e da valorização da cultura popular oral e, sobretudo, a escrita do poeta paraibano Apolônio Alves dos Santos e de sua poesia popular. Por fim, será apresentada a proposta de objeto pedagógico, uma sequência didática imaginada para o estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, possível a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema, o poeta, a literatura de cordel, sua estrutura escrita e a aplicabilidade educacional a partir de uma sequência didática que enalteça a participação construtiva dos educandos de maneira que desenvolvam a prática do ensino-aprendizagem em todo o processo de construção.

Abstract

The present work proposes the construction of a pedagogical experience focused on the potential of using literature of cordel, applied to the teaching of history, aimed at students completing the first segment of Elementary School. Arising as an artistic expression that combined material and immaterial elements of a culture marked by a specific socio-political, economic and climatic context, cordel, as a textual and aesthetic manifestation, accompanied the processes of exodus of populations from that macro-region during the last century, arriving, for example, to the city of Rio de Janeiro. Detailing what follows, the work starts from a very significant location for the human contingents that migrated to the former federal capital in the 20th century: the São Cristóvão Fair. Having understood the development of this significant identity complex, the analysis will move on to reflections on cordel, itself, and the formation of the Academia Brasileira de Literature de Cordel and the appreciation of oral popular culture and, above all, the writing of the Paraíba poet Apolônio Alves dos Santos and his popular poetry. Finally, the proposal for a pedagogical object will be presented, a didactic sequence designed for students in the 5th year of Elementary School, possible from a bibliographical survey on the topic, the poet, cordel literature, its written structure and applicability educational based on a didactic sequence that enhances the constructive participation of students so that they develop the practice of teachinglearning throughout the construction process.

Descrição

Palavras-chave

Citação

SOUZA, Patrícia de Lima. A literatura de cordel de Apolônio Alves dos Santos no ensino de história: práticas docentes aplicadas ao ensino de história. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0