Jogo beneficium: adaptando um jogo contemporâneo para a lógica da sociedade medieval
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de História
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O presente trabalho tem por objetivo central apresentar uma proposta de ensino, como produto pedagógico para o ensino de História, no contexto da Idade Média. O Jogo Beneficium é uma adaptação, de um jogo da atualidade para o período medieval, abordando um aprendizado mais lúdico. A atividade utiliza uma metodologia ativa de ensino, de forma que estimule o aluno na busca pelo seu conhecimento e um maior protagonismo no aprendizado. É apresentado com exemplos e orientações de forma que o rendimento dos estudantes seja perceptível e com uma proposta reflexiva sobre a compreensão do conteúdo factual, buscando estimular o conteúdo procedimental e atitudinal na aprendizagem da História. Propõem-se assim, a apresentação do material didático, mas também uma orientação para outras adaptações com os alunos, nas quais eles possam investigar os conceitos históricos propostos no livro didático, ou mesmo em pesquisas mais afundas. Através desse projeto foi possível perceber um maior interesse dos alunos no tema abordado e a compreensão na diferença do comportamento das sociedades em diferentes tempos históricos. Também serviu como um instrumento de socialização dos alunos e de estímulo a aceitação de regras.
Abstract
The main objective of this work is to present a teaching proposal, as a pedagogical product for the teaching of History, in the context of the Middle Ages. The Beneficium Game is an adaptation of a modern game for the medieval period, addressing a more playful learning experience. The activity uses an active teaching methodology, in a way that stimulates the student in the search for his knowledge and a greater role in learning. It is presented with examples and guidelines so that students' performance is noticeable and with a reflective proposal on the understanding of factual teaching, seeking to stimulate procedural and attitudinal teaching in the learning of History. Thus, the presentation of the didactic material is proposed, but also an orientation for other adaptations with the students, where they can investigate the historical concepts proposed in the didactic book, or even in deeper research. Through this project, it was possible to perceive a greater interest of the students in the theme addressed and the understanding of the difference in the behavior of societies in different historical times. It also served as an instrument for socializing students and encouraging them to accept rules.
Descrição
Palavras-chave
História - Estudo e ensino, Idade média, Jogos educativos, Ludicidade, Práticas pedagógicas
Citação
CÔRTES, Thatiana Galindo Dinamarco. Jogo Beneficium: adaptando um jogo contemporâneo para a lógica da sociedade medieval. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
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