Torto Arado: um caminho literário para o debate das identidades raciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a obra Torto Arado do autor Itamar Vieira Jr. para refletir sobre a construção da identidade étnico racial negra na escola. Através do uso da literatura, o texto irá refletir sobre a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 na Educação Básica. Ao longo do texto, iremos debater sobre a criação do quilombo literário em prol da valorização e manutenção da herança cultural negra na escrita. Em seguida, analisar a obra Torto Arado do escritor ganhador do Prêmio Jabuti e seu potencial de valorização da identidade negra. E por fim, falaremos sobre a aplicação das leis supracitadas na escola através da literatura analisada anteriormente.

Abstract

This article aims to analyze the work Torto Arado by the author Itamar Vieira Jr. in order to reflect on the construction of black ethnic and racial identity at school. Through the use of literature, the text will reflect on the application of Laws 10.639/03 and 11.645/08 in basic education. Throughout the text, we will discuss the creation of the literary quilombo in favor of valuing and maintaining black cultural heritage in writing. We will then analyze the work Torto Arado by the Jabuti Prize-winning writer and its potential for valuing black identity. And finally, we will talk about the application of the aforementioned laws at school through the literature analyzed above.

Descrição

Palavras-chave

Relações étnico-raciais - Estudo e ensino, Literatura brasileira - Escritores negros, Vieira Junior, Itamar, 1979-. Torto arado, Negros - Identidade racial, Quilombos, Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003], Brasil. [Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008]

Citação

FALCÃO, Rafael Conceição. Torto Arado: um caminho literário para o debate das identidades raciais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Ererebá)) – Colégio Pedro II, Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0