Interculturalidade e encruzilhada nas literaturas francófonas em sala de aula de francês
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Francês
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a introdução das literaturas francófonas no ensino de francês no Brasil, defendendo seu potencial para fomentar uma prática pedagógica encruzilhada e intercultural. A pesquisa parte da análise dos conceitos de interculturalidade, fundamentado em Josette Virasolvit (2013), e de pedagogia das encruzilhadas, com base em Luiz Rufino (2019a). Essas abordagens, embora oriundas de contextos distintos, são complementares. Mostraremos como essas noções podem favorecer um ensino que transcenda a mera aquisição linguística, promovendo um aprendizado de francês crítico, enraizado na valorização da pluralidade cultural e na desconstrução de perspectivas eurocêntricas. Como exemplo, apresentamos uma proposta didático-pedagógica centrada na leitura da obra Celui qui est digne d’être aimé (2017), do autor marroquino Abdellah Taïa. As atividades desenvolvidas incluem a sensibilização dos alunos para os autores francófonos, a exploração de questões identitárias e culturais e a leitura crítica do romance. Esse modelo prático evidencia como as literaturas francófonas de autores do Sul Global podem conectar as experiências culturais dos alunos brasileiros às narrativas decoloniais e interculturais do mundo francófono. Defendemos que a sala de aula se torne um espaço de encontros interculturais e encruzilhados, mobilizando saberes e contribuindo para uma educação mais inclusiva e significativa.
Resumé
Ce travail propose une réflexion sur l’introduction des littératures francophones dans l’enseignement du français au Brésil, en défendant leur potentiel à favoriser une pratique pédagogique croisée et interculturelle. La recherche s’appuie sur l’analyse des concepts d’interculturalité, d’après Josette Virasolvit (2013), et de pédagogie des carrefours, de Luiz Rufino (2019a). Ces approches, bien que provenant de contextes distincts, sont complémentaires. Nous montrerons comment ces notions peuvent encourager un enseignement qui dépasse la simple acquisition linguistique, en promouvant un apprentissage critique du français, ancré dans la valorisation de la pluralité culturelle et la déconstruction des perspectives eurocentriques. À titre d’exemple, nous présenterons une proposition didactique et pédagogique centrée sur la lecture de l’œuvre Celui qui est digne d’être aimé (2017) de l’auteur marocain Abdellah Taïa. Les activités développées incluent la sensibilisation des élèves aux auteurs francophones, l’exploration des questions identitaires et culturelles, ainsi qu’une lecture critique du roman. Ce modèle pratique met en évidence comment les littératures francophones des auteurs du Sud global peuvent connecter les expériences culturelles des élèves brésiliens aux récits décoloniaux et interculturels du monde francophone. Nous défendons l’idée que la salle de classe devienne un espace de rencontres interculturelles et croisées, un espace qui mobilise des savoirs et qui contribue à une éducation plus inclusive et significative.
Descrição
Palavras-chave
Língua francesa - Estudo e ensino, Literatura em língua francesa, Taïa, Abdellah, 1973-, Interculturalidade, Pedagogia alternativa, Educação decolonial
Citação
SIQUEIRA, Samanta Vitória. Interculturalidade e encruzilhada nas literaturas francófonas em sala de aula de francês. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Francês) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




