Formações imaginárias e formas de comparecimento de um saber linguístico em livros didáticos de francês
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Francês
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Este trabalho pretende contribuir para as reflexões acerca do ensino de um saber linguístico, o passé composé, a partir do supedâneo teórico da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, buscou-se analisar a forma de comparecimento desse tempo verbal em quatro manuais de ensino de FLE, verificando o funcionamento de alguns conceitos pertinentes à AD, quais sejam: discurso, sujeito, ideologia e formações imaginárias, além de compreender os efeitos produzidos pela concepção de língua que incide sobre esse saber decorrente do processo de manualização e da disciplinarização. Outrossim, propõe-se entender as condições de produção atuantes na elaboração desses livros didáticos, isto é, o histórico, os discursos e as políticas linguísticas que os atravessam, dentre tais aspectos, a institucionalização do FLE. Esse processo, que se inicia motivado por políticas expansionistas também no campo do ensino de francês, produz sentidos que permeiam as imagens que se tem da língua em questão, e consequentemente do sujeito-aprendiz, encaminhado a recepcionar esses manuais como fonte do aprendizado, como se bastasse a apreensão do conteúdo ali presente para dominar a língua e a cultura. A apresentação do passé composé bem como seu desenvolvimento voltam-se recorrentemente à França, assim verifica-se que, apesar de propostas interculturais ganharem destaque no início dos livros didáticos analisados, ainda há promoção do apagamento das heterogeneidades.
Resumé
Ce travail vise à contribuer aux réflexions à propos de l‟enseignement d‟un savoir linguistique, le passé composé, à partir du support théorique de l‟Analyse du Discours (AD) d‟école française. Pour cela, nous avons cherché à analyser la forme d‟apparition de ce temps verbal dans quatre manuels d‟enseignement de FLE, en vérifiant le fonctionnement de certains concepts pertinents à AD, à savoir : le discours, le sujet, l‟idéologie et les formations imaginaires, en plus de comprendre les effets produits par la conception de langue qui affecte ce savoir résultant du processus de manuélisation et de la disciplinarisation. En outre, nous proposons comprendre les conditions de production qui agissent dans l‟élaboration de ces livres didactiques, c‟est-à-dire l‟histoire, les discours et les politiques linguistiques qui les traversent, parmi ces aspects, l‟institutionnalisation du FLE. Ce processus, qui commence motivé par des politiques expansionnistes aussi dans le champs de l‟enseignement de français, produit des sens qui soutiennent les images que l‟on a de la langue en question, et par conséquent du sujet apprenant, comme s‟il suffisait l‟appréhension du contenu présenté pour maîtriser la langue et la culture. La présentation du passé composé ainsi que son développement sont régulièrement orientés vers la France, ce qui permet de constater que bien que des propositions interculturelles soient mises en évidence au début des manuels analysés, il y a encore une promotion de l‟effacement des hétérogénéités.
Descrição
Palavras-chave
Língua francesa - Estudo e ensino, Análise do discurso, Análise do discurso - Formação imaginária, Competência e desempenho (Linguística), Livro didático, Língua francesa - Tempo verbal
Citação
SILVA, Sara Raquel Araujo da. Formações imaginárias e formas de comparecimento de um saber linguístico em livros didáticos de francês. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Francês) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
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