Transformando a avaliação de inglês no ensino médio: desvendando os segredos da aprendizagem baseada em projetos
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
O presente Produto Educacional (PE), intitulado Transformando a avaliação de inglês no ensino médio: desvendando os segredos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), foi desenvolvido com o objetivo de integrar essa metodologia ao ensino e à avaliação de língua inglesa no ensino médio, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo da SEEDUC/RJ. Fundamentado em autores como Bender (2014) e Luckesi (2011), o PE propõe um modelo que privilegia o protagonismo estudantil, a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa, por meio da realização de projetos autênticos e contextualizados. O material é composto por quatro projetos temáticos, cada um planejado para estimular o desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas, críticas e colaborativas em diferentes contextos: linguagem audiovisual, ludicidade e criação de jogos, expressão juvenil e sustentabilidade alimentar. Cada projeto apresenta planos de aula detalhados, estratégias de avaliação formativa e sugestões de feedback, que permitem ao professor adaptar as propostas à sua realidade escolar. A abordagem formativa da avaliação é um dos pilares do PE, com foco na coleta de evidências e na reflexão contínua sobre o processo de aprendizagem. O material também inclui fichas de avaliação estruturadas para promover o acompanhamento dos trabalhos elaborados pelos estudantes. Espera-se que este PE, elaborado com base nas necessidades de professores e alunos da rede pública de ensino, constitua uma ferramenta prática e inovadora, possibilitando transformar as aulas de inglês em experiências significativas e alinhadas às demandas contemporâneas. Ao integrar teoria e prática, o PE oferece uma abordagem dinâmica que visa não apenas aprimorar o ensino da língua, mas também formar cidadãos críticos e preparados para os desafios de um mundo globalizado.
Descrição
136 p.
Bibliografia: p. 76-77.
Bibliografia: p. 76-77.
Palavras-chave
Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino, Aprendizagem baseada em projetos, Avaliação da aprendizagem, Competências essenciais, Habilidades - Educação
Citação
SILVA, Daniel Henrique Claro; COSTA, Christine Sertã. Transformando a avaliação de inglês no ensino médio: desvendando os segredos da aprendizagem baseada em projetos. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2024.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


