Artes visuais e feminismo nos anos iniciais: criação de um produto educacional em vídeo

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

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Rio de Janeiro

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Resumo

O debate de gênero nas escolas brasileiras, que vinha ganhando espaço nos documentos educacionais, passou a ser alvo de críticas de setores políticos conservadores e, consequentemente, foi suprimido dos principais referenciais curriculares. No entanto, movimentos de resistência continuam a defender a importância da escola na desconstrução de hierarquias de gênero e opressões sexistas. No campo do ensino de Artes Visuais, ainda que existam estudos sobre arte feminista no Ensino Médio e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, observa-se uma lacuna quanto à abordagem dessa temática nos Anos Iniciais. Diante desse cenário e buscando reduzir essa lacuna de estudos, esta pesquisa investiga a seguinte questão: De que maneira produções visuais atravessadas por questões feministas podem ser utilizadas como material pedagógico para facilitar o debate sobre gênero e sexismo em aulas de Artes Visuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando as práticas já existentes e os desafios enfrentados por docentes? Foram entrevistados(as) docentes de Artes Visuais com experiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, atuantes na cidade do Rio de Janeiro, e foi possível mapear as principais abordagens adotadas, bem como os desafios e possibilidades encontrados no trabalho pedagógico com as temáticas de gênero e feminismo. Esse mapeamento revelou diferentes caminhos percorridos pelos(as) docentes e referências artísticas já utilizadas, algumas das quais foram destacadas como impulsionadoras de práticas bem-sucedidas no ensino de Artes Visuais sob uma perspectiva feminista. Os resultados mostram que, apesar das dificuldades impostas por setores contrários ao debate de gênero na educação, docentes desenvolvem diversas estratégias para abordar essas temáticas e questionar valores sexistas no ambiente escolar, além de relatarem a falta de materiais de Artes Visuais que tratem de feminismo e gênero. Com base nessas entrevistas, foi produzido um produto educacional, uma série de vídeos de animação sobre a interface entre Artes Visuais e Feminismos, voltada para crianças. O estudo fundamenta-se nos estudos de gênero e educação, no feminismo negro e na historiografia da arte feminista. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com elementos do Design Thinking, e a análise de dados foi inspirada no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados foram gerados a partir de entrevistas semiestruturadas e de um questionário estruturado, que coletou percepções sobre o protótipo do produto educacional desenvolvido. O objetivo da pesquisa foi demonstrar as potencialidades de obras de arte com temática feminista na promoção de discussões sobre gênero e sexismo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A recepção positiva da série de vídeos e das referências artísticas apresentadas indica que o objetivo foi alcançado. Espera-se que esta pesquisa contribua para o debate de gênero no Ensino de Artes Visuais nos Anos Iniciais, oferecendo alternativas, sugestões e um produto educacional que encoraje docentes a incorporar conteúdos feministas em suas aulas.

Abstract

The gender debate in Brazilian schools, which had been gaining traction in educational documents, has become the target of criticism from conservative political sectors and was consequently removed from the main curricular references. However, resistance movements continue to advocate for the importance of schools in deconstructing gender hierarchies and sexist oppression. In the field of Visual Arts teaching, although there are studies on feminist art in High School and Middle School, a gap is observed regarding the approach to this theme in Elementary School. Given this scenario and aiming to reduce this gap, this research investigates the following question: How can visual productions influenced by feminist issues be used as pedagogical materials to facilitate discussions on gender and sexism in Visual Arts classes in Elementary School, considering existing practices and the challenges faced by teachers? To answer this question, Visual Arts teachers with experience in Elementary School, working in the city of Rio de Janeiro, were interviewed, so it was possible to map the main approaches adopted, as well as the challenges and possibilities encountered in pedagogical work related to gender and feminism. This mapping revealed different paths taken by teachers and artistic references already in use, some of which were highlighted as catalysts for successful practices in Visual Arts teaching from a feminist perspective. The results indicate that, despite the difficulties imposed by sectors opposed to gender discussions in education, teachers develop various strategies to address these themes and to challenge sexist values in the school environment, and they also reported the lack of Visual Arts materials that address feminism and gender. Based on these interviews, an educational product was developed, a series of animated videos exploring the intersection of Visual Arts and Feminism, aimed at children. The study is grounded in gender and education studies, Black feminism, and feminist art historiography. A qualitative approach was adopted, incorporating elements of Design Thinking, and the data analysis was inspired by the Collective Subject Discourse (CSD) methodology. The data were generated through semi-structured interviews and a structured questionnaire that collected perceptions about the prototype of the educational product developed. The research aimed to demonstrate the potential of feminist-themed artworks in fostering discussions on gender and sexism in Elementary School. The positive reception of the video series and of the artistic references presented indicates that the objective was achieved. It is hoped that this research will contribute to the gender debate in Visual Arts teaching in Elementary School, offering alternatives, suggestions and an educational product that encourages teachers to incorporate feminist content into their classes.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Feminismo na arte, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Identidade de gênero na educação

Citação

SILVA, Juliana Zarur de Andrade. Artes Visuais e Feminismo nos Anos Iniciais: criação de um produto educacional em vídeo. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

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