Entre barracas e saberes: a construção de uma sequência didática que explora a economia urbana a partir da Feirinha da Pavuna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo visa construir uma sequência didática que auxilie turmas de 2ª série do Ensino Médio na compreensão dos conteúdos da Geografia Escolar relacionados à Economia, de maneira que os estudantes consigam estabelecer conexões com seu cotidiano e com o espaço geográfico em que vivem. A base teórica deste trabalho é a teoria dos dois circuitos da economia urbana, de Santos (2008), que, embora tenha sido formulada em um contexto distinto do atual, permanece como recurso essencial para compreender as interações entre o circuito inferior da economia e os espaços comerciais tradicionais em diversas metrópoles de países subdesenvolvidos. A sequência didática proposta foi subdividida em quatro etapas, seu início se deu a partir da seleção de uma situação-problema, que gerou questões de pesquisa a serem solucionadas pelos alunos por meio de ferramentas didáticas desenvolvidas a fim de contribuir para a construção do seu conhecimento. Os objetivos específicos são: (i) relacionar os conteúdos teóricos estudados em sala de aula à vivência dos alunos; (ii) desenvolver instrumentos avaliativos que permitam o acompanhamento da aprendizagem dos alunos ao longo da sequência didática; e (iii) estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica dos estudantes. Este artigo não apresenta resultados, uma vez que não desenvolvi a sequência didática, no entanto esta foi elaborada com o propósito de contribuir para uma abordagem didática contextualizada para o processo de aprendizagem dos estudantes.

Abstract

This article aims to construct a didactic sequence to assist 2nd-year high school students in understanding the contents of School Geography related to Economics, in such a way that students are able to establish connections with their daily lives and with the geographical space in which they live. The theoretical basis of this work is the theory of the two circuits of the urban economy, by Santos (2008), which, although formulated in a context different from the present one, remains an essential resource for understanding the interactions between the lower circuit of the economy and traditional commercial spaces in various metropolises of underdeveloped countries. The proposed didactic sequence was subdivided into four stages, beginning with the selection of a problem situation that generated research questions to be addressed by students through didactic tools designed to contribute to the construction of their knowledge. The specific objectives are: (i) to relate the theoretical content studied in the classroom to students' lived experiences; (ii) to develop assessment tools that allow for monitoring student learning throughout the didactic sequence; and (iii) to stimulate the development of students' critical thinking and analytical skills. This article does not present results, as the didactic sequence was not implemented; however, it was developed with the purpose of contributing to a contextualized didactic approach to the students’ learning process.

Descrição

Palavras-chave

Geografia (Ensino médio) - Estudo e ensino, Economia urbana, Sequência didática, Feirinha da Pavuna (Rio de Janeiro, RJ)

Citação

MOTA, Ana Carolina Corrêa de Sá Castro. Entre barracas e saberes: a construção de uma sequência didática que explora a economia urbana a partir da Feirinha da Pavuna. 2025. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0