Desconstruindo estereótipos: uma sequência didática sobre o uso da energia nuclear

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho propõe uma Sequência Didática (SD) voltada para o ensino sobre o uso da energia nuclear, buscando desconstruir estereótipos e promover debates informados. A SD aqui desenvolvida utiliza enfoques CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e a técnica da Controvérsia Controlada, com o objetivo de estimular nos alunos uma compreensão crítica dos benefícios e riscos da energia nuclear. Ao longo de cinco semanas, os alunos participarão de debates, assistirão a vídeos com visões antagônicas e terão aulas teóricas sobre o tema, com o intuito de desconstruir visões estereotipadas e desenvolver o pensamento crítico. A proposta visa não apenas ensinar sobre energia nuclear, mas também formar cidadãos mais conscientes e críticos, capacitados a analisar questões complexas de maneira equilibrada.

Abstract

This paper proposes a Didactic Sequence (DS) aimed at teaching about the use of nuclear energy, seeking to deconstruct stereotypes and promote informed debates. The DS developed here uses STS (Science-Technology-Society) approaches and the Controlled Controversy technique, with the aim of encouraging students to have a critical understanding of the benefits and risks of nuclear energy. Over the course of five weeks, students will participate in debates, watch videos with opposing views and take theoretical classes on the topic, with the aim of deconstructing stereotypical views and developing critical thinking. The proposal aims not only to teach about nuclear energy, but also to form more aware and critical citizens, capable of analyzing complex issues in a balanced way.

Descrição

Palavras-chave

Física - Estudo e ensino, Sequência didática, Ciência, tecnologia e sociedade, Técnica da controvérsia controlada, Energia nuclear

Citação

ALENCAR, Erisvaldo de Souza. Desconstruindo estereótipos: Uma Sequência Didática sobre o uso da Energia Nuclear. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0