Práticas musicais com percussão de alturas indefinidas para a educação infantil
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Esta pesquisa procura entender um assunto de forma ampla e contextualizada, baseando-se em experiências empíricas de sala de aula. Por isso, apresenta uma abordagem qualitativa. Sua natureza é aplicada, já que os seus objetivos são discutir e evidenciar conhecimentos para aplicação prática. O objetivo principal deste trabalho é propor brincadeiras e atividades lúdicas com instrumentos musicais de percussão de alturas indefinidas partindo da reflexão sobre o uso desses instrumentos feito pelas crianças da educação infantil, que são o público-alvo deste trabalho. Espera-se que com essas práticas, os educandos possam ampliar seus repertórios e desenvolver sua musicalidade. De acordo com esses objetivos, essa pesquisa classifica-se como exploratória. O trabalho conta com procedimentos de pesquisa-ação, visando não apenas compreender as práticas pedagógicas musicais relacionadas aos instrumentos de percussão de alturas indefinidas na educação infantil, mas também intervir nesse contexto. Segundo pesquisas em bancos de dados de referência como Revista da ABEM, Plataforma Sucupira e Google Acadêmico, não há muitos estudos que tratam sobre este tema. Portanto, visando alcançar os objetivos indicados, o trabalho culmina em um planejamento ilustrado para a educação infantil. Este planejamento se vale de brincadeiras e exercícios musicais com um grupo de instrumentos de percussão de alturas indefinidas. Após a descrição das brincadeiras, apresenta-se um resultado das práticas, mostrando que os objetivos foram alcançados e que as crianças conseguiram utilizar o referido grupo de instrumentos como ferramentas para fazer música, sem usar força física excessiva ao tocá-los.
Abstract
This research seeks to understand a subject in a broad and contextualized way, based on empirical classroom experiences. Therefore, it presents a qualitative approach. Its nature is applied, since its objectives are to discuss and demonstrate knowledge for practical application. The main objective of this work is to propose games and recreational activities with percussion musical instruments of undefined pitches based on the reflection on the use of these instruments by children in early childhood education, who are the target audience of this work. It is expected that with these practices, students can expand their repertoires and develop their musicality. According to these objectives, this research is classified as exploratory.The work uses action research procedures, aiming not only to understand musical pedagogical practices related to percussion instruments of undefined pitches in early childhood education, but also to intervene in this context. There are not many studies in Portuguese that address this topic. Therefore, aiming to achieve the indicated objectives, the work culminates in an illustrated plan for early childhood education. This plan uses games and musical exercises with a group of percussion instruments of undefined pitches. After describing the games, a result of the practices is presented, showing that the objectives were achieved and that the children were able to use the aforementioned group of instruments as tools to make music, without using excessive physical force when playing them.
Descrição
Palavras-chave
Educação musical - Estudo e ensino, Prática musical, Percussão (Música), Educação infantil - Estudo e ensino, Atividades lúdicas
Citação
PINTO, Bruna Batista. Práticas musicais com percussão de alturas indefinidas para a Educação Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica) - Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
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