O cuidado como desejo do corpo: cartografias das narrativas docentes a partir do olhar da psicomotricidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

"O cuidado como desejo do corpo: cartografando narrativas docentes a partir do olhar da Psicomotricidade" narra o percurso de uma pesquisa-intervenção - ainda em andamento - que se dedica à temática do cuidado com crianças em espaços escolares, com ênfase na Educação Infantil. A investigação tem sido conduzida por uma perspectiva metodológica cartográfica e alimentada por encontros online realizados com educadores e estudiosos do campo da Psicomotricidade, que fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicomotricidade do Colégio Pedro II. A intenção da pesquisa é cartografar os gestos e narrativas a partir das trocas sobre as relações de cuidado em suas trajetórias pessoais e profissionais. Os estudos nos campos da Educação, Psicomotricidade e Filosofia servem como fios condutores para as análises dos relatos e imagens. Partindo de uma concepção integral do ser humano, compreendendo-o como um corpo que sente, pensa e age; como um modo de expressão da natureza que se constitui em coletivo; os achados da pesquisa nos revelam o cuidado como atrelado à essência humana; como um anseio de um corpo que busca alegria e potencialização, estando em constante movimento para afetar e ser afetado pelo coletivo. As trocas com os educadores também anunciam fatores que potencializam, despotencializam e transformam esse desejo nas escolas. A Psicomotricidade tem sido mencionada como uma área que pode fortalecer o cuidado com o coletivo, especialmente entre as crianças e os educadores, já que pode auxiliar na construção de um olhar atento e fortalecer o encantamento para lidar com as dificuldades diárias. Sem a intenção de fornecer soluções prontas ou fazer julgamentos, o trabalho compartilha os saberes cartografados - até o momento - neste processo, apresentando, divulgando e intervindo nas concepções sobre o cuidado na escola; e refletindo sobre as contribuições da Psicomotricidade na tessitura de relações de cuidado mais saudáveis entre crianças e educadores.

Abstract

"Care as a desire of the body: mapping teacher narratives from the perspective of Psychomotricity" is about a research-intervention - still in progress - that is dedicated to the theme of caring for children in school spaces, with an emphasis on Early Childhood Education. The research has been conducted from a cartographic methodological perspective and has been fueled by online meetings held with educators and scholars in the field of Psychomotricity, who are part of the Psychomotricity Study and Research Group at Colégio Pedro II. The aim of the research is to map gestures and narratives based on exchanges about care relationships in their personal and professional careers. Studies in the fields of Education, Psychomotricity and Philosophy serve as guiding threads for the analysis of the reports and images. Starting from an integral conception of the human being, understanding it as a body that feels, thinks and acts; as a mode of expression of nature that is constituted in a collective; the research findings reveal care as linked to the human essence; as a yearning of a body that seeks joy and potentialization, being in constant movement to affect and be affected by the collective. The exchanges with educators also reveal factors that enhance, disempower and transform this desire in schools. Psychomotricity has been mentioned as an area that can strengthen collective care, especially among children and educators, as it can help to build an attentive outlook and strengthen the enthusiasm to deal with daily difficulties. Without the intention of providing ready-made solutions or making judgments, the work shares the knowledge mapped - so far - in this process, presenting, disseminating and intervening in conceptions about care at school; and reflecting on the contributions of Psychomotricity in weaving healthier care relationships between children and educators.

Descrição

Palavras-chave

Educação psicomotora - Estudo e ensino, Corpo e mente, Corpo e movimento, Cartografia, Cuidados

Citação

RIBEIRO, Amanda Vollger. O cuidado como desejo do corpo: cartografias das narrativas docentes a partir do olhar da Psicomotricidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0