Quintais de “alegrim” que alegram: a potência das vivências na natureza para a construção de práticas psicomotoras desemparedadas
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho se dedica a refletir sobre a potência das experiências brincantes ao ar livre vivenciadas por uma professora de Educação Infantil e suas crianças nos quintais de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) no Rio de Janeiro, entre os anos de 2019 e 2021. A necessidade deste estudo surgiu no contexto de participação da educadora em um curso de pós-graduação em Educação Psicomotora, no qual se viu diante da necessidade de fundamentar teoricamente aquilo que já observava no seu corpo e nos corpos de outros docentes e nas expressões corpóreas das suas crianças, no que diz respeito ao estreitamento de vínculos de cuidado e carinho entre os sujeitos, o aumento da atenção e dedicação nas propostas pedagógicas, o bem-estar, a alegria em habitarem o espaço educativo e a construção de uma identidade positiva de si mesma, quando passou a garantir as brincadeiras diárias com a terra, com a água, com o vento, com o sol, com as plantas e com os demais seres vivos de seus territórios. Assim, investidas do escopo teórico das pesquisas participantes, em consonância com as pistas da cartografia e das metodologias narrativas, houve a intenção de justapor as lentes dos estudos da Psicomotricidade, estudos da Educação Infantil e da Filosofia, revisitando os registros audiovisuais – fotos e vídeos – contidos nos acervos pessoais, a fim de ressignificar as práticas educativas na natureza e contribuir com colegas educadoras com uma fundamentação teórico-prática que possa sustentar a busca por uma educação pelo desemparedamento de corpos, currículos e sonhos, ampliando as possibilidades coletivas de cuidado e liberdade de existência.
Abstract
This work is dedicated to reflecting on the power of outdoor playing experiences experienced by an Early Childhood Education teacher and her children in the backyards of a Child Development Space (EDI) in Rio de Janeiro, between the years 2019 and 2021. The need for this study arose in the context of the educator's participation in a postgraduate course in Psychomotor Education, in which she found herself faced with the need to theoretically substantiate what she already observed in her body and in the bodies of other teachers and in the corporeal expressions of their children, with regard to strengthening bonds of care and affection between subjects, increased attention and dedication to pedagogical proposals, well-being, the joy of inhabiting the educational space and the construction of a positive self-identity , when it began to guarantee daily games with the earth, water, wind, sun, plants and other living beings in its territories. Thus, based on the theoretical scope of the participating research and, in line with the clues of cartography and narrative methodologies, there was the intention of juxtapose the lenses of Psychomotricity studies, Early Childhood Education studies and Philosophy, revisiting the audiovisual records – photos and videos – contained in personal collections , in order to give new meaning to educational practices in nature and contribute to fellow educators with a theoretical-practical foundation that can support the search for an education by untethering bodies, curricula and dreams, expanding the collective possibilities of care and freedom of existence.
Descrição
Palavras-chave
Psicomotricidade - Estudo e ensino, Educação infantil, Natureza, Meio ambiente e crianças, Corpo e mente, Brincadeiras
Citação
MORAIS, Bruna da Silva. Quintais de “alegrim” que alegram: A potência das vivências na natureza para a construção de práticas psicomotoras desemparedadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação PSICOMOTORA) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
Fonte externa
Documento relacionado
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




