O Curso Técnico em Instrumento Musical integrado ao ensino médio do Colégio Pedro II e suas relações com a cultura de formação da classe trabalhadora na educação profissional e tecnológica

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

A formação integral dos indivíduos é fundamental para a sociedade, pois apenas com pessoas capacitadas a interpretar o mundo será possível viver em harmonia e manter a esperança em um futuro viável para a humanidade. O Colégio Pedro II, com sua longa tradição de excelência educacional, oferece uma formação que une rigor acadêmico e prática musical, proporcionando aos alunos uma educação holística. Desde sua equiparação aos Institutos Federais de Educação em 2012, o Colégio Pedro II passou a oferecer o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, incluindo o Curso Técnico em Instrumento Musical. Esse curso desempenha um papel importante na interseção entre a educação profissional e tecnológica e a formação cultural da classe trabalhadora. A inclusão do ensino de música na educação técnica representa uma alternativa contra hegemônica às formas tradicionais de educação profissional, que frequentemente privilegiam áreas mais tecnicistas e menos culturais. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar quando e como o ensino de música passa a fazer parte da Educação Profissional e Técnica, tornando-se uma possibilidade de ação no mundo do trabalho dos filhos da classe trabalhadora. Para atingir esse objetivo, pretende-se explorar a trajetória do Curso Técnico em Instrumento Musical no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro; analisar os documentos que viabilizaram a criação do Curso Técnico em Instrumento Musical integrado ao Ensino Médio no Colégio Pedro II; examinar o perfil dos estudantes atendidos pelo curso técnico e investigar como a formação musical contraria a lógica predominante de formação voltada para a classe trabalhadora. O trabalho envolve uma pesquisa documental e exploratória sobre a implantação do Curso Técnico em Instrumento Musical, por meio de revisões bibliográficas e levantamento de dados (número de alunos ingressantes a cada ano, relação candidato-vaga, número de concluintes, e perfil dos alunos em termos de idade, sexo, cor e renda familiar, na primeira década de existência do curso – 2012 a 2021). Como produto educacional, foi elaborado um e-Book com os dados históricos levantados e reflexões sobre o Curso Técnico em Instrumento Musical do Colégio Pedro II, contribuindo para a divulgação, memória e documentação dessa iniciativa. Acredita-se que este trabalho pode demonstrar que a oferta de um curso do eixo tecnológico de Produção Cultural e Design na zona oeste do Rio de Janeiro representa uma relação antagônica entre o que o conhecimento musical significa para as elites, que buscam legitimação social através dele, e a possibilidade de formação integral para os filhos da classe trabalhadora.

Abstract

The comprehensive education of individuals is essential for society, because only with people who are capable of interpreting the world will it be possible to live in harmony and maintain hope for a viable future for humanity. Colégio Pedro II, with its long tradition of educational excellence, offers an education that combines academic rigor and musical practice, providing students with a holistic education. Since its equivalence with the Federal Institutes of Education in 2012, Colégio Pedro II has offered High School Integrated with Vocational Education, including the Technical Course in Musical Instruments. This course plays an important role in the intersection between vocational and technological education and the cultural education of the working class. The inclusion of music education in technical education represents a counter-hegemonic alternative to traditional forms of vocational education, which often privilege more technical and less cultural areas. The general objective of this research is to investigate when and how music education becomes part of Vocational and Technical Education, becoming a possibility for action in the world of work for the children of the working class. To achieve this goal, we intend to explore the trajectory of the Musical Instrument Technical Course in Brazil, especially in Rio de Janeiro; analyze the documents that made possible the creation of the Musical Instrument Technical Course integrated into High School at Colégio Pedro II; examine the profile of the students served by the technical course and investigate how musical training contradicts the predominant logic of training aimed at the working class. The work involves documentary and exploratory research on the implementation of the Musical Instrument Technical Course, through bibliographic reviews and data collection (number of students entering each year, candidate-to-vacancy ratio, number of graduates, and student profile in terms of age, gender, race and family income, in the first decade of the course's existence - 2012 to 2021). As an educational product, an e-Book was prepared with the historical data collected and reflections on the Musical Instrument Technical Course at Colégio Pedro II, contributing to the dissemination, memory and documentation of this initiative. It is believed that this work can demonstrate that the offer of a course in the technological axis of Cultural Production and Design in the west zone of Rio de Janeiro represents an antagonistic relationship between what musical knowledge means to the elites, who seek social legitimacy through it, and the possibility of comprehensive education for the children of the working class.

Descrição

Palavras-chave

Educação profissional, Educação tecnológica, Formação integral, Colégio Pedro II, Trabalho e classes trabalhadoras, Ensino médio integrado, Cultura

Citação

FERREIRA, Tais Alves. O Curso Técnico em Instrumento Musical integrado ao ensino médio do Colégio Pedro II e suas relações com a cultura de formação da classe trabalhadora na educação profissional e tecnológica. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.

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