Os corpos na educação infantil: construção de uma prática pedagógica após o estudo da Psicomotricidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Educação Psicomotora

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho está inserido na análise dos encontros de corpos, entre crianças e professores, na Educação Infantil, e na construção de uma prática pedagógica baseada nos princípios da Psicomotricidade. Para tanto, houve a intenção de identificar como se estabelece a relação entre os corpos na Educação Infantil e, com o aporte teórico da Psicomotricidade, analisar e compreender tais relações, considerando os desafios, demandas e limitações, de forma a buscar possibilidades para a construção da prática pedagógica que resgate o olhar individualizado e psicomotor dentro do coletivo no cotidiano da Educação Infantil. Dessa forma, através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, objetivou-se familiarizar-se com o tema, construindo uma base teórica, levantando informações e estabelecendo diálogo entre diferentes autores e dados sobre o assunto, formulando novas questões e contribuindo academicamente para a discussão que possa levar mudanças ao fazer pedagógico com as crianças. Para tais objetivos, também utilizou-se, na pesquisa, dados documentais, a partir da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, de 2009, e da Base Nacional Comum Curricular, de 2018, sempre em diálogo com autores que embasam as práticas psicomotoras no ambiente escolar como Schaefer (2020), Batista (2019), Vieira (2019), Winnicott (2019), entre outros.

Abstract

This work is part of the analysis of body interactions between children and teachers in Early Childhood Education and the development of a pedagogical practice based on the principles of Psychomotricity. For this purpose, there was an intention to identify how the relationship between bodies in Early Childhood Education is established. With the theoretical support of Psychomotricity, the aim was to analyze and understand these relationships, considering the challenges, demands, and limitations, in order to explore possibilities for building a pedagogical practice that redeems the individualized and psychomotor perspective within the collective in the daily routine of Early Childhood Education. Therefore, through qualitative bibliographic research, the goal was to familiarize with the topic, build a theoretical foundation, gather information, and establish a dialogue among different authors and data on the subject, formulating new questions and contributing academically to discussions that may bring about changes in pedagogical practices with children. For these objectives, documentary data were also used in the research, based on the Federal Constitution of 1988, the National Education Guidelines and Bases Law of 1996, the National Common Curricular Base of 2018, always in dialogue with authors who support psychomotor practices in the school environment, such as Schaefer (2020), Batista (2019), Vieira (2019), Winnicott (2019), among others.

Descrição

Palavras-chave

Psicomotricidade - Estudo e ensino, Educação infantil, Práticas pedagógicas

Citação

SANTOS, Jennifer Tolentino de Sá. Os corpos na Educação Infantil: construção de uma prática pedagógica após o estudo da Psicomotricidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0