Psicomotricidade e natureza: a importância do brincar ao ar livre na educação infantil
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Educação Psicomotora
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo relatar os benefícios do brincar ao ar livre com e na natureza, enfatizando a importância do entrelaçamento da Psicomotricidade e a Natureza nos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) ou em qualquer espaço educacional para crianças dessa etapa da Educação Básica. A pesquisa foi bibliográfica, de cunho qualitativo, entrelaçada com rememorações do vivido na prática educacional da autora. Os capítulos estão relacionados ao desemparedamento das infâncias, embasados nas leis que regem a Educação Infantil no Brasil. A partir destes registros, são apresentadas crônicas, seguidas de reflexões teóricas e práticas na primeira infância: as crônicas da natureza, compartilhadas nos bons encontros do EDI onde a autora trabalha. A partir da pesquisa realizada, cabe ressaltar a afetividade e o desenvolvimento psicomotor nas práticas vivenciadas e como caminho para novas descobertas, potencializando o desenvolvimento das crianças na alegria dos bons encontros com e na natureza, ao ar livre, no cotidiano da Educação Infantil.
Abstract
This research aims to report the benefits of playing outdoors with and in nature, emphasizing the importance of intertwining Psychomotricity and Nature in Child Development Spaces (EDI) or in any educational space for children at this stage of Basic Education. The research was bibliographic, of a qualitative nature, intertwined with recollections of what was experienced in the author's educational practice. The chapters are related to the walls removed from childhood, based on the laws that govern Early Childhood Education in Brazil. From these records, chronicles are presented, followed by theoretical and practical reflections on early childhood: the chronicles of nature, shared in the good meetings of the EDI where the author works. Based on the research carried out, it is worth highlighting affectivity and psychomotor development in the practices experienced and as a path to new discoveries, enhancing children's development in the joy of good dates with and in nature, outdoors, in the daily life of Early Childhood Education.
Descrição
Palavras-chave
Psicomotricidade - Estudo e ensino, Educação infantil, Natureza, Brincadeiras, Crianças - Desenvolvimento
Citação
LIMA, Shirley da Conceição Miranda. Psicomotricidade e Natureza: a importância do brincar ao ar livre na Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Psicomotora) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.
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