Proposta de sequência de ensino investigativo para o ensino do centro de gravidade
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Física na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A Base Nacional Comum Curricular destaca que a área de Ciências da Natureza deve proporcionar condições para que o aluno possa desenvolver o letramento e a alfabetização científica, a fim de compreender a realidade à qual está inserido. Diante desse cenário, o ensino por investigação apresenta contribuições significativas para o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de Sequência de Ensino Investigativo (SEI) para abordar o conceito de Centro de Gravidade (CG), com possibilidade de proporcionar maior interação do aluno no contexto escolar do ensino médio. Para isso, a SEI foi estruturada em duas etapas. A primeira representa uma situação de diálogo com as concepções prévias dos alunos, com o experimento simples de equilíbrio de uma vassoura na horizontal e a localização do CG de três figuras como: um disco de massa distribuída uniformemente, um anel e um meio disco de massa homogênea com meio anel, todos confeccionados de isopor. Posteriormente, a atividade desenvolvida para a problematização utiliza um disco homogêneo de isopor com adição de massa, com o propósito de alterar o CG do material e colocá-lo em um plano inclinado. Essa última etapa visa gerar um conflito cognitivo no aluno, como forma de proporcionar uma aprendizagem significativa. Dessa forma, o recurso didático elaborado consiste em uma proposta de SEI com uma abordagem diferente da convencional em localizar e estudar o tema CG, com possibilidade de contribuir para uma maior liberdade intelectual aos alunos e engajamento em práticas investigativas no ensino de Física para o ensino médio.
Abstract
The National Common Curricular Base emphasizes that the area of Natural Sciences must provide conditions for students to develop literacy and scientific literacy in order to understand the reality in which they are inserted. Given this scenario, inquiry-based teaching presents significant contributions to the teaching and learning process. In this sense, this work aims to develop a proposal for an Investigative Teaching Sequence (ITS) to address the concept of Center of Gravity (CG), with the possibility of providing greater student interaction in the high school context. To this end, the ITS was structured in two stages. The first represents a situation of dialogue with the students' previous conceptions, with the simple experiment of balancing a broom horizontally and the location of the CG of three figures such as: a disk with uniformly distributed mass, a ring and a half ring with half a disk with homogeneous mass, all made of Styrofoam. Subsequently, the activity developed for problematization use a homogeneous Styrofoam disk with added mass, with the purpose of altering the CG of the material and placing it on an inclined plane. This last step aims to generate a cognitive conflict in the student, as a way of providing significant learning. Thus, the didactic resource developed consists of a ITS proposal with a different approach from the conventional one in locating and studying the CG theme, with the possibility of contributing to greater intellectual freedom for students and engagement in investigative practices in the teaching of Physics for high school students.
Descrição
Palavras-chave
Física - Estudo e ensino, Ensino por investigação, Centro de massa (Física), Processo de ensino-aprendizagem, Física - Experiências
Citação
VAZ, Ednilson Luiz Silva. Proposta de sequência de ensino investigativo para o ensino do Centro de Gravidade. 2025. 32 f. (total de folhas). Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física na Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
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