Não é só pra inglês ver: propostas de avaliações diversificadas com viés contra-hegemônico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que propôs a elaboração de atividades avaliativas com enfoque contra-hegemônico para a disciplina de Língua Inglesa. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na prática docente e na escuta de professores participantes de um curso de extensão. As propostas são voltadas para o 9º ano do Ensino Fundamental, com possibilidades de adaptação para outras séries e outras disciplinas. Organizadas em três unidades temáticas — desigualdade de gênero, questão racial e imigração/xenofobia —, as atividades visam a promover o pensamento crítico, a inclusão e a justiça social. O material estimula práticas avaliativas formativas, reflexivas e contextualizadas, que valorizam os saberes dos estudantes e ampliam sua participação no processo de aprendizagem. A pesquisa concluiu que práticas avaliativas alinhadas a uma perspectiva crítica e democrática contribuem para tornar a avaliação um instrumento de transformação social e pedagógica na escola.

Descrição

130 p.
Bibliografia: p. 128-130.

Palavras-chave

Língua inglesa - Estudo e ensino, Avaliação da aprendizagem, Hegemonia, Pedagogia crítica, Formação docente

Citação

SÁ, Luciana Gusmão Pereira de; COSTA, Christine Sertã. Não é só pra inglês ver: propostas de avaliações diversificadas com viés contra-hegemônico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0