Não é só pra inglês ver: propostas de avaliações diversificadas com viés contra-hegemônico
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este caderno pedagógico é resultado de uma pesquisa de mestrado profissional que propôs a elaboração de atividades avaliativas com enfoque contra-hegemônico para a disciplina de Língua Inglesa. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido com base na prática docente e na escuta de professores participantes de um curso de extensão. As propostas são voltadas para o 9º ano do Ensino Fundamental, com possibilidades de adaptação para outras séries e outras disciplinas. Organizadas em três unidades temáticas — desigualdade de gênero, questão racial e imigração/xenofobia —, as atividades visam a promover o pensamento crítico, a inclusão e a justiça social. O material estimula práticas avaliativas formativas, reflexivas e contextualizadas, que valorizam os saberes dos estudantes e ampliam sua participação no processo de aprendizagem. A pesquisa concluiu que práticas avaliativas alinhadas a uma perspectiva crítica e democrática contribuem para tornar a avaliação um instrumento de transformação social e pedagógica na escola.
Descrição
130 p.
Bibliografia: p. 128-130.
Bibliografia: p. 128-130.
Palavras-chave
Língua inglesa - Estudo e ensino, Avaliação da aprendizagem, Hegemonia, Pedagogia crítica, Formação docente
Citação
SÁ, Luciana Gusmão Pereira de; COSTA, Christine Sertã. Não é só pra inglês ver: propostas de avaliações diversificadas com viés contra-hegemônico. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




