“Quente ou frio?” : uma proposta de jogo didático para o ensino de termometria e calorimetria
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Ensino de Física na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Um dos desafios enfrentados no Ensino de Física é correlacionar os conteúdos abordados em sala de aula com o cotidiano dos estudantes. A falta de contextualização dos conteúdos pode implicar diretamente no desenvolvimento de concepções equivocadas a respeito de conceitos físicos básicos. Aliado à isso, os estudantes acreditam que a Física está atrelada apenas ao ensino tradicional, com a memorização de fórmulas, resolução de exercícios e equações matemáticas. Desta forma, utilizar de diferentes metodologias de ensino podem estimular o interesse e participação dos alunos, contribuindo para o melhor entendimento dos conceitos abordados. Pensando nesses desafios, uma das ferramentas que podem ser utilizadas como estratégia para solucionar esses problemas é o uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem. Os jogos didáticos são capazes de desenvolver diferentes habilidades, como a socialização, tomada de decisão, pensamento crítico e trabalho em equipe, além de tornar as aulas mais dinâmicas, promovendo o protagonismo do aluno. Tendo em vista esses aspectos, o presente trabalho tem como objetivo discutir, a partir de referenciais teóricos, a importância dos jogos no processo de ensino-aprendizagem e apresentar a elaboração de um jogo didático intitulado “Quente ou frio?” como proposta de atividade lúdica para explorar os principais conceitos envolvidos na termometria e calorimetria em turmas de 2° ano do Ensino Médio. O jogo elaborado é inspirado no Perfil® (GROW), sendo formado por 20 cartas que contém um conceito físico a ser desvendado por meio de dicas. Espera-se que com aplicação futura desse jogo, possam ser potencializados os conhecimentos prévios e adquiridos pelos estudantes dentro da temática abordada, de maneira dinâmica, lúdica e divertida.
Abstract
One of the challenges in Physics education is making the content taught in the classroom relevant to students' daily lives. The lack of contextualization can lead to misconceptions about fundamental physical concepts. Additionally, many students perceive Physics as solely tied to traditional methods of teaching, such as memorizing formulas, solving exercises, and dealing with mathematical equations. Therefore, adopting diverse teaching strategies can help engage students, stimulating their interest and participation, and ultimately leading to a deeper understanding of the concepts. In this context, one effective strategy to address these challenges is the use of educational games in the teaching and learning process. Educational games not only foster skills such as socialization, decision-making, critical thinking, and teamwork, but also make lessons more dynamic, encouraging students to take a more active role in their learning. This work aims to discuss the importance of educational games in the teaching-learning process, based on theoretical references, and to present the development of a game called "Quente ou Frio?" (Hot or Cold?), designed as a playful activity to explore key concepts in thermometry and calorimetry with second-year high school students. The game is inspired by Perfil® (GROW) and consists of 20 cards, each containing a physical concept that students must uncover through clues. It is expected that this game will enhance students' prior knowledge as well as their newly acquired understanding of the topic in a dynamic, playful and enjoyable manner.
Descrição
Palavras-chave
Física (Ensino médio) - Estudo e ensino, Calorimetria, Termômetros e termometria, Jogos educativos
Citação
SILVA, Beatriz Costa Ferreira da. “Quente ou frio?”: uma proposta de jogo didático para o ensino de termometria e calorimetria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Física) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro ll, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


