Trem-escola-escola-trem: percursos poéticos entre trem, rua, escola e ensino de artes visuais na Baixada Fluminense

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho consiste em uma reflexão escrito-imagética a partir da vivência docente de uma professora de Arte das redes municipais de educação de Japeri e Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo busca explorar, de forma sensível e subjetiva, as experiências escolares cotidianas, especialmente nas aulas de Arte, em diálogo com os deslocamentos diários feitos de trem e a pé pela professora até a escola, compreendidos como parte de seu processo de criação artístico-pedagógico. É produzido, então, um caderno de artista, que também pode ser interpretado como um diário de bordo, estruturado de forma processual e a partir de uma perspectiva autorreferenciada (Haraway, 1995; Vieria 2016). Composto por fotomontagens, colagens, adesivos e desenhos (imagens de sua autoria, de estudantes e de coautoria entre ambos), o caderno funciona como um espaço de registro e reflexão da autora que, enquanto professora-artista, busca criar uma narrativa dialógica entre arte, educação, cotidianos e percursos e, inspirada pelo livro Guia Afetivo da Periferia (Faustini, 2009), ir contra narrativas hegemônicas e desumanizadas sobre a educação pública na Baixada Fluminense.

Abstract

This written and imagetic reflection stems from the teaching experience of a Visual Arts teacher working in the municipal school systems of Japeri and Nilópolis, in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The study seeks to explore, in a sensitive and subjective manner, everyday school experiences, especially within Art classes, in dialogue with the teacher’s daily commutes by train and on foot to the school, which are understood as integral to her artistic-pedagogical creation process. An artist’s sketchbook is produced, which can also be interpreted as a logbook, structured in a processual way and grounded in a self-referential perspective (Haraway, 1995; Vieira, 2016). Composed of photomontages, collages, stickers, and drawings (including images by the author, by students, and co-created by both), the notebook serves as a space for recording and reflecting. As a teacher-artist, the author seeks to construct a dialogical narrative between art, education, daily life, and movement. Inspired by the book Guia Afetivo da Periferia (Faustini, 2009), this work challenges hegemonic and dehumanizing narratives about public education in the Baixada Fluminense.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Cotidiano escolar, Baixada Fluminense (RJ), Professores de arte

Citação

SOUZA, Vitória Luiza Carneiro de. TREM-ESCOLA-ESCOLA-TREM: Percursos Poéticos entre Trem, Rua, Escola e Ensino de Artes Visuais na Baixada Fluminense. 2025. Monografia (Especialização) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0