Trem-escola-escola-trem: percursos poéticos entre trem, rua, escola e ensino de artes visuais na Baixada Fluminense
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coorientador
relationships.isEditorOf
relationships.isOrganizerOf
relationships.isIllustratorOf
relationships.isTranslatorOf
relationships.isCoordinatorOf
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho consiste em uma reflexão escrito-imagética a partir da vivência docente de uma professora de Arte das redes municipais de educação de Japeri e Nilópolis, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O estudo busca explorar, de forma sensível e subjetiva, as experiências escolares cotidianas, especialmente nas aulas de Arte, em diálogo com os deslocamentos diários feitos de trem e a pé pela professora até a escola, compreendidos como parte de seu processo de criação artístico-pedagógico. É produzido, então, um caderno de artista, que também pode ser interpretado como um diário de bordo, estruturado de forma processual e a partir de uma perspectiva autorreferenciada (Haraway, 1995; Vieria 2016). Composto por fotomontagens, colagens, adesivos e desenhos (imagens de sua autoria, de estudantes e de coautoria entre ambos), o caderno funciona como um espaço de registro e reflexão da autora que, enquanto professora-artista, busca criar uma narrativa dialógica entre arte, educação, cotidianos e percursos e, inspirada pelo livro Guia Afetivo da Periferia (Faustini, 2009), ir contra narrativas hegemônicas e desumanizadas sobre a educação pública na Baixada Fluminense.
Abstract
This written and imagetic reflection stems from the teaching experience of a Visual Arts teacher working in the municipal school systems of Japeri and Nilópolis, in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. The study seeks to explore, in a sensitive and subjective manner, everyday school experiences, especially within Art classes, in dialogue with the teacher’s daily commutes by train and on foot to the school, which are understood as integral to her artistic-pedagogical creation process. An artist’s sketchbook is produced, which can also be interpreted as a logbook, structured in a processual way and grounded in a self-referential perspective (Haraway, 1995; Vieira, 2016). Composed of photomontages, collages, stickers, and drawings (including images by the author, by students, and co-created by both), the notebook serves as a space for recording and reflecting. As a teacher-artist, the author seeks to construct a dialogical narrative between art, education, daily life, and movement. Inspired by the book Guia Afetivo da Periferia (Faustini, 2009), this work challenges hegemonic and dehumanizing narratives about public education in the Baixada Fluminense.
Descrição
Palavras-chave
Artes visuais - Estudo e ensino, Cotidiano escolar, Baixada Fluminense (RJ), Professores de arte
Citação
SOUZA, Vitória Luiza Carneiro de. TREM-ESCOLA-ESCOLA-TREM: Percursos Poéticos entre Trem, Rua, Escola e Ensino de Artes Visuais na Baixada Fluminense. 2025. Monografia (Especialização) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 


