Entre tabuleiros, emoções e história: o uso de jogos de tabuleiro na investigação das emoções no ensino de História

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de História da África

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No campo dos estudos históricos, as emoções nem sempre foram consideradas objetos de estudo. Sua consolidação no meio acadêmico é uma conquista recente, impulsionada pela Nova História a partir da década de 1980. Entretanto, ainda há uma fronteira a ser superada: o desafio de transformar o debate acadêmico da História das Emoções em conteúdo pedagogizado para o ensino na educação básica. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é desenvolver um manual destinado a professores de História, do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio, que adapta a metodologia elaborada pela historiadora Barbara H. Rosenwein (2011) para o estudo das emoções na construção de jogos de tabuleiro educacionais voltados ao Ensino de História. A abordagem metodológica consiste em traduzir, no design, nas regras, nos movimentos e nos elementos do jogo, o conceito de comunidades emocionais (Rosenwein, 2011) pensado pela autora, com a finalidade de explorar as dinâmicas emocionais e relacionais no Ensino de História. O desenvolvimento do manual envolveu mobilização bibliográfica, debate teórico e análise do referencial metodológico. Como resultado, o produto pedagógico oferece orientações sobre como planejar, construir e aplicar jogos que mobilizem o estudo das emoções em diferentes contextos históricos. A proposta de articular História das Emoções e Ensino de História por meio da gamificação em sala de aula visa ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem, mas, sobretudo, expandir o desenvolvimento procedimental e atitudinal dos educandos.

Abstract

In the field of historical studies, emotions have not always been considered objects of scholarly inquiry. Their consolidation within academia is a recent achievement, driven by the New History movement starting in the 1980s. However, a significant challenge remains: transforming the academic debate on the History of Emotions into pedagogical content for basic education. Therefore, the aim of this work is to develop a manual intended for History teachers in upper elementary and high school education, adapting the methodology proposed by historian Barbara H. Rosenwein (2011) for the study of emotions in the creation of educational board games focused on History teaching. The methodological approach involves translating into the game’s design, rules, movements, and elements the concept of emotional communities (Rosenwein, 2011) as conceived by the author, with the purpose of exploring emotional and relational dynamics in History Education. The development of the manual involved bibliographic research, theoretical discussion, and analysis of the methodological framework. As a result, the pedagogical product offers guidelines on how to plan, build, and implement games that engage with the study of emotions across different historical contexts. The proposal to articulate the History of Emotions and History teaching through gamification in the classroom aims to expand the possibilities for teaching and learning, but above all, to foster the procedural and attitudinal development of students.

Descrição

Palavras-chave

História - Estudo e ensino, Emoções - Aspectos antropológicos, Emoções - História, Jogos de tabuleiro

Citação

OLIVEIRA, Jéssica Matos de. Entre tabuleiros, emoções e História: o uso de jogos de tabuleiro na investigação das emoções no ensino de História. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de História) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0