Palavras que fluem: práticas de fruição da leitura no ensino médio
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Imperial Editora
Resumo
Este Produto Educacional consiste em um portfólio literário desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Composto por quatro oficinas literárias aplicadas a turmas do 2º ano do Ensino Médio, o material busca fomentar experiências de leitura mais sensíveis, dialógicas e significativas, priorizando a fruição textual como meio de construção da subjetividade e da escuta entre alunos e professor. Nele, estão contidas as experiências da pesquisa aplicada na turma, apresentando fotos, relatos e observações de cada momento vivido. A proposta se ancora em um referencial teórico contemporâneo, com base em autores como Antônio Candido, Michèle Petit e Cecília Bajour e apresenta registros práticos das atividades realizadas, além de sugestões que podem ser adaptadas por outros docentes. Trata se de uma contribuição metodológica voltada à valorização da literatura como experiência estética e formativa no contexto escolar.
Descrição
91, [2] p.
Bibliografia: p. [92-93]
Bibliografia: p. [92-93]
Palavras-chave
Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino, Interesses na leitura, Formação do leitor, Letramento literário
Citação
DUARTE, Bruna Mourão de; AMPARO, Flávia Vieira da Silva do. Palavras que fluem: práticas de fruição da leitura no ensino médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




