Palavras que fluem: práticas de fruição da leitura no ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Imperial Editora

Resumo

Este Produto Educacional consiste em um portfólio literário desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional de Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Composto por quatro oficinas literárias aplicadas a turmas do 2º ano do Ensino Médio, o material busca fomentar experiências de leitura mais sensíveis, dialógicas e significativas, priorizando a fruição textual como meio de construção da subjetividade e da escuta entre alunos e professor. Nele, estão contidas as experiências da pesquisa aplicada na turma, apresentando fotos, relatos e observações de cada momento vivido. A proposta se ancora em um referencial teórico contemporâneo, com base em autores como Antônio Candido, Michèle Petit e Cecília Bajour e apresenta registros práticos das atividades realizadas, além de sugestões que podem ser adaptadas por outros docentes. Trata se de uma contribuição metodológica voltada à valorização da literatura como experiência estética e formativa no contexto escolar.

Descrição

91, [2] p.
Bibliografia: p. [92-93]

Palavras-chave

Literatura (Ensino médio) - Estudo e ensino, Interesses na leitura, Formação do leitor, Letramento literário

Citação

DUARTE, Bruna Mourão de; AMPARO, Flávia Vieira da Silva do. Palavras que fluem: práticas de fruição da leitura no ensino médio. Rio de Janeiro: Imperial Editora, 2025

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0