Contribuições das cirandas do nordeste no processo de ensinoaprendizagem musical nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho investiga as contribuições das Cirandas do Nordeste no ensino aprendizagem musical nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa parte do pressuposto de que a Ciranda, como manifestação cultural e patrimônio imaterial, deve ser inserida na educação, promovendo sua visibilidade, respeito e aceitação, contribuindo para o conhecimento da diversidade cultural. O objetivo principal é propor a inserção das Cirandas do Nordeste em atividades musicais em sala de aula com a perspectiva multi/intercultural, promovendo uma aprendizagem de conteúdos e conceitos musicais estabelecidos pela BNCC, utilizando-as como repertório musical. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica. O referencial teórico se apoia no pensamento multi/intercultural, sendo abordados aspectos culturais, sociais e musicais da Ciranda. Os resultados apontam que o uso das Cirandas nos anos iniciais do ensino fundamental nos permite trabalhar conteúdos musicais diversos, sendo possível desenvolver a percepção sonora para identificação de timbres e estruturas melódicas características das Cirandas, o aprendizado de melodias, a criação musical por meio de sua estrutura poética e o aprendizado e execução de células rítmicas presentes na instrumentação e na dança. Observou-se também que é possível promover a socialização entre os estudantes, pois a prática da Ciranda gira em torno da união com o outro para a realização da roda, além de fortalecer e promover o respeito à diversidade cultural. Conclui-se que a valorização da manifestação cultural como parte integrante da cultura no ambiente escolar contribui para uma educação que abre espaços para que todos possam ter voz e possam ser ouvidos, vistos e respeitados, em suas diferentes formas.
Abstract
This work investigates the contributions of Cirandas do Nordeste in the process of musical teaching-learning in the initial years of elementary school. The research is based on the assumption that Ciranda, as a cultural manifestation and intangible heritage, is part of culture and should be included in education, promoting its visibility, respect and acceptance, and contributing to the knowledge of cultural diversity. The main objective is to propose the inclusion of Cirandas do Nordeste in music classes activities with multi/intercultural perspective, promoving a learning of music contents and concepts established by the BNCC, using them as musical repertoire. The methodology adopted was qualitative in nature, based on a literature review. The theoretical framework is based on multi/Intercultural thinking, addressing the cultural, social, and musical aspects of Ciranda. The results indicate that the use of Cirandas in the initial years of elementary school allows us to work with diverse musical content, making it possible to develop sound perception for the identification of Cirandas characteristic timbres and structures, learning melodies, musical creation through its poetic structure and learning as well as executing of rhythimc cells present in its instrumentation and dance. It was also observed that it is possible to promote socialization among students, as the practice of Ciranda revolves around union with others to perform the circle, in addition to strengthening and promoting respect for cultural diversity. It is concluded that the appreciation of cultural expression as an integral part of culture in the school environment contributes to an education that opens spaces for everyone to have a voice and be heard, seen and respected, in their different forms.
Descrição
Palavras-chave
Educação Musical - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Ciranda (Dança), Manifestações culturais, Multiculturalismo, Interculturalidade
Citação
SANTOS, Leila Cristina de Souza Telles. Contribuições das Cirandas do Nordeste no processo de ensino-aprendizagem musical nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




