Experiências em ensino de artes visuais e interdisciplinaridade: as possibilidades de integração com outros componentes nos anos iniciais do ensino fundamental

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Colégio Pedro II/PROPGPEC

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Rio de Janeiro

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Resumo

O presente relato de experiência pretende discutir a intencionalidade de diálogo entre o ensino de Arte e os demais componentes curriculares da Educação Básica, debatendo o conceito de interdisciplinaridade a partir das minhas relações com a docência no ensino de Artes Visuais, e percebendo suas potências e limitações. Para tanto, serão analisadas vivências práticas que ocorreram no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola de Educação Integral, em que diferentes componentes curriculares foram articulados em uma mesma proposta.

Abstract

This experience report aims to discuss the intentionality of establishing dialogue between art education and the other curricular components of Primary Education, addressing the concept of interdisciplinarity through my teaching practice in Visual Arts, while acknowledging its strengths and limitations. To this end, practical experiences carried out in the context of the early years of elementary education, within a Full-Time Education school, in which different curricular components were articulated within a single proposal, will be analyzed.

Descrição

Palavras-chave

Artes visuais - Estudo e ensino, Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Integração escolar, Interdisciplinaridade, Educação integral

Citação

Sigoli, Maysa Viacava. Experiências em ensino de artes visuais e interdisciplinaridade: as possibilidades de integração com outros componentes nos anos iniciais do ensino fundamental. Artigo Científico (Especialização em Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

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