“Guadalupe em mim é fundação”: uma proposta de aula sobre industrialização, desindustrialização e suas consequências a partir das paisagens do bairro de Guadalupe, RJ

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo busca construir uma proposta de sequência didática sobre a geografia da indústria e seus temas correlatos, a partir de Guadalupe, bairro na cidade do Rio de Janeiro com forte histórico industrial, utilizando o trabalho de campo como ferramenta central. O objetivo é utilizar a paisagem e sua transformação ao longo do tempo, para a partir do campo, assim como também fotos, relatos, histórias familiares, etc. transformar o senso comum em conhecimento geográfico. Ao construir essa proposta também queremos possibilitar que ela seja reproduzida em outros bairros com histórias semelhantes à de Guadalupe. Além disso, também existe a finalidade de unir dois paradigmas: a de morador curioso e a de professor inquieto. Busca-se unir uma curiosidade pessoal, alimentada ao longo de uma vida nesse lugar, sobre a real importância da indústria para formação de Guadalupe e suas consequências para o bairro, com uma necessidade enxergada, exercendo o papel de professor, que é a forma como é abordado indústria enquanto um tema escolar, em geral de maneira abstrata, ainda que possua forte materialização no espaço, sobretudo para quem reside na localidade citada. Por fim, soma-se a vontade de transformação da educação, buscando uma abordagem integral, como bem elaborado por Marino (2018), e por isso haverá ênfase na participação comunitária e no uso daquilo que é considerado senso comum.

Resumen

Este artículo busca construir una propuesta de secuencia didáctica sobre la geografía de la industria y sus temas relacionados, basada en Guadalupe, un barrio de la ciudad de Río de Janeiro con una fuerte historia industrial, utilizando el trabajo de campo como herramienta central. El objetivo es utilizar el paisaje y su transformación en el tiempo, desde el campo, así como fotografías, reportajes, historias familiares, etc. transformar el sentido común en conocimiento geográfico. Con la construcción de esta propuesta también queremos permitir que se reproduzca en otros barrios con historias similares a la de Guadalupe. Además, también existe el propósito de unir dos paradigmas: el del residente curioso y el del profesor inquieto. Se busca unir una curiosidad personal, alimentada a lo largo de una vida en este lugar, sobre la importancia real de la industria para la formación de Guadalupe y sus consecuencias para el barrio, con una necesidad percibida, de desempeñar el rol de docente, que es la forma en que se aborda la industria como tema escolar, generalmente de manera abstracta, aunque tiene una fuerte materialización en el espacio, especialmente para quienes viven en el lugar antes mencionado. Finalmente, está el deseo de transformar la educación, buscando un enfoque integral, como bien lo elabora Marino (2018), y por ello se hará énfasis en la participación comunitaria y el uso de lo que se considera sentido común.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Guadalupe (Rio de Janeiro, RJ), Industrialização, Desindustrialização, Paisagem urbana, Trabalhos de campo

Citação

TEIXEIRA, Maurício Moura. “Guadalupe em mim é fundação”: uma proposta de aula sobre industrialização, desindustrialização e suas consequências a partir das paisagens do bairro de Guadalupe, RJ. 2025. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0