A ludicidade em aulas de Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Essa pesquisa tem como proposta investigar a inclusão da ludicidade em aulas de Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Com o objetivo de trazer mais significado às aulas de música, a ludicidade pode ser um importante elemento para dialogar com esse processo em uma etapa da educação em que o lúdico muitas vezes é esquecido. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi possível verificar a importância da ludicidade ao longo da vida do ser humano, desmistificando a premissa da relação do lúdico apenas com a infância tênue. A quantificação de dados coletados em revista especializada, considerando o número de artigos nela publicados, permitiu que se observasse a necessidade de um maior número de pesquisas para que o lúdico seja melhor compreendido e que não seja apenas empregado de forma utilitária na educação, investigação essa cuja necessidade demonstra ser mais acentuada na etapa final do Ensino Fundamental. O lúdico pode ser um elemento muito significativo para se conectar às aulas de música, podendo a ela somarem-se novos elementos que possam enriquecer o conteúdo da Educação Musical. Por fim, nessa pesquisa, são propostas atividades pedagógicas que possam levar a ludicidade para as aulas de música, buscando novos caminhos para um aprendizado integral dos estudantes em sala de aula, atribuindo mais significado e valor para a Educação Musical.

Abstract

This research aims to investigate the inclusion of playfulness in Music Education classes in the Final Years of Elementary School. With the aim of bringing more meaning to music classes, playfulness can be an important element to discuss this process, in a stage of education where playfulness is often forgotten. Through bibliographical research, it was possible to verify the importance of playfulness throughout a human being's life, demystifying the premise of the relationship between playfulness only with tenuous childhood. The quantification of data collected in a specialized magazine, considering the number of articles published in it, allowed us to observe the need for a greater number of research so that play is better understood and is not just used in a utilitarian way in education, this investigation the need for which proves to be more pronounced in the final stage of Elementary Education. Play can be a very significant element to connect to music classes, and new elements can be added to it, which can enrich the content of Musical Education. Finally, in this research, pedagogical activities are proposed that can bring playfulness to music classes, seeking new ways for students to fully learn in the classroom, bringing more meaning and value to Music Education.

Descrição

Palavras-chave

Educação musical - Estudo e ensino, Música na escola, Ludicidade

Citação

CORREIA, Gustavo Rodrigo. A ludicidade em aulas de Educação Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0