Investigando o aleatório: evolução para além da seleção natural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A Teoria da Evolução é a espinha dorsal das ciências biológicas. Porém, sua compreensão e aceitação enfrentam barreiras a níveis epistemológicos e culturais. Neste trabalho, discutimos brevemente essas barreiras, com ênfase nas dificuldades epistemológicas do conteúdo, mais especificamente na compreensão do papel da aleatoriedade na construção de padrões e de mudanças na biodiversidade. Apresentamos, ainda, um jogo didático desenvolvido para o terceiro ano do Ensino Médio com o propósito de ilustrar como forças evolutivas aleatórias, como a mutação e a deriva genética operam. O objetivo é contribuir para uma melhor compreensão da Teoria da Evolução e diminuir os impactos negativos que a compreensão equivocada de seus princípios podem ter na sua aceitação.

Abstract

The Theory of Evolution is the backbone of biological sciences. However, its comprehension and acceptance encounter several barriers on both cultural and epistemological levels. In this study, we briefly discuss these barriers, emphasizing the epistemological challenges of this subject matter, particularly regarding the role of stochasticity in generating patterns and driving changes in biodiversity. We also introduce a didactic game developed for the final year of high school, designed to illustrate how random evolutionary forces, such as mutation and genetic drift, operate. Our goal is to contribute to a deeper understanding of the Theory of Evolution and reduce the negative impacts that a misunderstanding of its principles may have on its acceptance.

Descrição

Palavras-chave

Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino, Evolução (Biologia), Seleção natural - Biologia, Jogos educativos, Estratégias pedagógicas, Negacionismo

Citação

SOUZA, Humberto Martins de. Investigando o aleatório: evolução para além da seleção natural. 2025. Produto Educacional (Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2025.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0