Letramento digital no contexto da educação física escolar: a percepção docente
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A presença cada vez mais intensa da cultura digital nas práticas sociais e escolares desafia a Educação Física a ressignificar seus conteúdos e metodologias, dialogando com as experiências e repertórios culturais dos estudantes. Nesse cenário, esta pesquisa teve como objetivo compreender como professores de Educação Física percebem e vivenciam a incorporação de temáticas e recursos digitais em suas aulas, à luz das discussões sobre Mídia-Educação e Letramento Digital. Com abordagem qualitativa e exploratória, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários, registros de atividades assíncronas e interações em chat durante um curso de extensão desenvolvido como parte da investigação. A análise de conteúdo orientou a interpretação das informações, permitindo identificar sentidos atribuídos à presença das TDIC no cotidiano escolar. Os resultados apontaram abertura significativa dos docentes para integrar a cultura digital às práticas pedagógicas, reconhecendo seu potencial de aproximar conteúdos das experiências dos estudantes, mas também revelaram contradições entre o discurso e a efetiva implementação. Limitações estruturais, institucionais e formativas ainda restringem uma apropriação mais crítica das tecnologias, ao mesmo tempo a resiliência e a criatividade docente se evidenciam na adaptação de recursos e estratégias. O curso de extensão destacou-se como espaço formativo ao favorecer não apenas a aprendizagem de novos recursos, mas a reflexão intencional sobre seu uso pedagógico, promovendo experiências de Letramento Digital. Conclui-se que a integração efetiva das tecnologias na Educação Física depende de políticas públicas consistentes, condições estruturais adequadas, formação continuada crítica e currículos alinhados à cultura digital. Apesar das limitações quanto ao número de participantes, recorte geográfico e duração do curso, o estudo oferece subsídios relevantes para repensar a formação docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais conectadas às demandas contemporâneas, apontando desdobramentos para investigações futuras. Como contribuição prática, apresenta-se um Produto Educacional na forma de um perfil de Instagram, construído a partir do percurso investigativo e formativo, criado para apoiar professores de Educação Física na integração crítica das TDIC às aulas, oferecendo ideias de atividades, recursos e reflexões, com flexibilidade para adaptação a diferentes contextos escolares.
Abstract
The increasing presence of digital culture in social and school practices challenges Physical Education to rethink its content and methodologies, engaging with students’ experiences and cultural repertoires. In this context, this study aimed to understand how Physical Education teachers perceive and deal with the incorporation of digital themes and resources in their classes, in light of discussions on Media Education and Digital Literacy. Employing a qualitative, exploratory approach, data collection instruments included questionnaires, records of asynchronous activities, and chat interactions during an extension course developed as part of the investigation. Content analysis guided the interpretation of the information, allowing the identification of meanings attributed to the presence of ICTs in the school routine. The results revealed a significant openness among teachers to integrate digital culture into pedagogical practices, recognizing its potential to bring content closer to students’ experiences, while also exposing contradictions between discourse and actual implementation. Structural, institutional, and formative limitations still restrict a more critical appropriation of technologies, while teachers’ resilience and creativity become evident in their adaptation of resources and strategies. The extension course stood out as a formative space, fostering not only the learning of new resources but also intentional reflection on their pedagogical use, thus promoting digital literacy experiences. It is concluded that the effective integration of technologies in Physical Education depends on consistent public policies, adequate structural conditions, critical continuing education, and curricula aligned with digital culture. Despite limitations regarding the number of participants, geographic scope, and course duration, the study provides relevant contributions to rethinking teacher education and developing pedagogical practices that are more attuned to contemporary demands, while also pointing to directions for future research. As a practical contribution, an Educational Product is presented in the form of an Instagram profile, developed from the investigative and formative process, designed to support Physical Education teachers in the critical integration of ICTs into their classes, offering activity ideas, resources, and reflections, with flexibility for adaptation to different school contexts.
Descrição
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Educação física escolar, Letramento digital, Currículo cultural, Cultura digital, Formação docente
Citação
AMORIM, Camila Silva. Letramento Digital no contexto da Educação Física Escolar: a percepção docente. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2025.
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