O uso do funk como ferramenta didática no ensino de geografia
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Ilustrador
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O Funk é uma cultura afro-brasileira notoriamente popular no país. O objetivo deste artigo é investigar de quais formas o Funk pode servir como ferramenta didática no Ensino de Geografia. As culturas que se reproduzem na sociedade, também aparecem na escola, porém não necessariamente são legitimadas pelo Currículo Escolar. Antes do sancionamento da Lei 10639/03 que prevê a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, o Funk apesar de ser validado pelos parâmetros curriculares como cultura, na prática escolar não era explorado como potência e criatividade e, mesmo assim, após esta conquista da lei, ainda há rejeições quanto à existência do Funk na escola. O Funk pode ser adotado como uma estratégia para se aproximar de estudantes que expressam em suas corporeidades a vivência com esse movimento, mas não deve se limitar a isso. Este artigo traz a proposta de que professoras e professores se comprometam com uma educação antirracista ao desconstruir estereótipos racistas criados a respeito das africanidades no Brasil e conheçam a possibilidade de usar o Funk como ferramenta didática no Ensino de Geografia. Dessa forma, é possível desenvolver na Geografia Escolar um olhar geográfico atento às pautas raciais, ou seja, um raciocínio geográfico escolar enegrecido.
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Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Recursos didáticos, Funk (Música), Antirracismo
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