A contribuição de Steven Universo no ensino fundamental para a compreensão dos componentes físico-naturais na paisagem
Carregando...
Arquivos
Data
Autor
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A utilização de recursos audiovisuais na geografia escolar já é bastante difundida, muitos autores já se utilizaram de filmes como recurso didático. Neste artigo utilizamos o desenho animado Steven Universo para a compreensão do conceito de paisagem, reforçando a importância do planejamento da atividade para que não seja vista como algo recreativo. A partir de competências da BNCC que valorizam a diversidade e diferentes tipos de linguagem, introduzimos a metodologia, reforçando o uso dos desenhos animados como um grande aliado no processo de ensino-aprendizagem. Steven Universo é um desenho animado de 2013, que aborda temas importantes para serem discutidos em sala de aula, tanto aspectos da mineralogia, como aspectos da natureza humana. A partir disso, organizamos um quadro, plano de aula, com alguns exemplos do desdobramento da atividade, explorando o lúdico na elaboração de desenhos e o potencial interdisciplinar da atividade. Deste modo, a encontrar possibilidades de tornar o processo de aprendizagem divertido para os estudantes e colaborativo para os(as) professores(as), pensando a BNCC como uma ponte, conectando saberes escolares com leituras além da escola.
Descrição
Palavras-chave
Geografia - Estudo e ensino, Recursos audiovisuais, Desenho infantil, Atividades lúdicas, Processo de ensino-aprendizagem
Citação
LIMA, Otávio Linhares. A contribuição de Steven Universo no ensino fundamental para a compreensão dos componentes físico-naturais na paisagem. 2021. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




