"Tempo, tempo, tempo... entro num acordo contigo": sobre ferramentas teórico-metodológicas para uma geografia histórica na Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Temos por objetivo neste artigo pensar ferramentas teórico-metodológicas para um ensino de Geografia Histórica na Educação básica. Concordamos com a preocupação de Mauricio de Abreu da "ditadura do presente" que reduz todo estudo geográfico ao acondicionamento do fenômeno espacial ao presente atual e com os apontamentos de Rafael Straforini de que não é uma exclusividade da Geografia estudar a realidade ou o presente. Buscamos aqui, a partir de questões que são fruto da nossa atividade cotidiana em sala de aula, a contribuição de alguns autores clássicos da Geografia brasileira para pensar ferramentas teóricas e propor atividades de uma Geografia que não se restrinja ao estudo do presente.

Resumen

El objetivo de este artículo es pensar en herramientas teórico-metodológicas para la enseñanza de la Geografía Histórica en la Educación Básica. Coincidimos con la preocupación de Mauricio de Abreu por la "dictadura del presente", que reduce todos los estudios geográficos al condicionamiento del fenómeno espacial al presente actual, y con la afirmación de Rafael Straforini de que no es exclusivo de la Geografía estudiar la realidad o el regalo. Buscamos aquí, a partir de preguntas que son el resultado de nuestra actividad diaria en el aula, el aporte de algunos autores clásicos de la geografía brasileña para pensar herramientas teóricas y proponer actividades de una geografía que no se restringe al estudio del presente.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Geografia histórica, Abordagem teórico-metodológica, Educação básica

Citação

LOPES, Michel Couto. "Tempo, tempo, tempo... entro num acordo contigo": sobre ferramentas teórico-metodológicas para uma geografia histórica na Educação Básica. 2021. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0