Cidadania e meio ambiente no ensino de geografia: potencialidades e limitações da BNCC

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Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

Local

Rio de Janeiro

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Resumo

O projeto de introduzir um novo modelo educacional levou à implementação de um documento curricular como a BNCC que reflete a correlação de forças entre os agentes que o produziram. Cidadania e Meio Ambiente seguem como temas transdisciplinares fundamentais para o novo currículo e possuem, na Geografia, mais que uma base de sustentação teórica, possibilidades de aplicação prática. Neste trabalho fizemos uma investigação específica no texto da BNCC em busca de potencialidades e limitações da contribuição da parte de Geografia sobre o ensino de Meio Ambiente e a formação da Cidadania Crítica. Propomos concepções específicas dos mesmos conceitos para serem utilizados juntos ao conceito de Cidadania Territorial como forma de convergência entre eles, possibilitando uma estratégia teórica de ação e prática através do conhecimento, utilização e ressignificação do texto do documento curricular juridicamente embasado.

Resumen

El proyecto de implantación de un nuevo modelo educativo llevó a la implementación de un documento curricular como la BNCC que refleja la correlación de fuerzas entre los agentes que lo produjeron. Ciudadanía y Medio Ambiente continúan como temas transdisciplinarios fundamentales para el nuevo currículo y tienen, en Geografía, más que una base teórica, posibilidades de aplicación práctica. En este trabajo realizamos una investigación específica en el texto de la BNCC en busca de potencialidades y limitaciones de la contribución de la parte de Geografía en la enseñanza del Medio Ambiente y la formación de la Ciudadanía Crítica. Proponemos concepciones específicas de los mismos conceptos para ser utilizados junto con el concepto de Ciudadanía Territorial como una forma de convergencia entre ellos, posibilitando una estrategia teórica de acción y práctica a través del conocimiento, uso y resignificación del texto del documento curricular con base jurídica.

Descrição

Palavras-chave

Geografia - Estudo e ensino, Meio ambiente, Cidadania, Base Nacional Comum Curricular

Citação

SANTOS, Marcelo Saraiva Sambogna dos. Cidadania e meio ambiente no ensino de geografia: potencialidades e limitações da BNCC. 2022. Artigo Científico (Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar) – Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2022.

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