Charge e humor: o verbal e o não verbal em sala de aula

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

relationships.isEditorOf

relationships.isOrganizerOf

relationships.isIllustratorOf

relationships.isTranslatorOf

relationships.isCoordinatorOf

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A pesquisa apresenta uma abordagem sócio-histórica e dialógica, pautada na concepção de charge como gênero discursivo. O presente trabalho tem como intenção discutir e reconhecer o potencial do gênero charge como objeto de ensino-aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento do aluno como leitor crítico, capaz de produzir inferências, de apresentar atitudes crítico-responsivas e de construir seu próprio ponto de vista diante de textos que têm como enfoque a realidade na qual está inserido. O referencial teórico que norteia esta pesquisa considera tanto a noção de gênero introduzida por Bakhtin (2011, 2014), quanto os estudos de Maingueneau (2013) sobre gêneros discursivos e sua funcionalidade. Serão considerados como pressupostos teóricos quanto à maturação ideológica provocada pelas charges, os estudos de Fairclough (1989) e Chauí (2004). Abordo a intertextualidade, a polifonia e a definição do gênero discursivo charge e suas características ao analisar algumas charges previamente selecionadas a fim de esclarecer as inúmeras possibilidades de inferências produzidas pelos alunos-leitores diante de amostras do gênero. Como resultado da pesquisa em torno do assunto, criei um blogue direcionado a professores, sugerindo como o texto chargístico pode ser utilizado na condição de importante instrumento em um processo de ensino-aprendizagem que vise a uma prática de leitura mais comprometida com a construção da criticidade e da maturação ideológica dos alunos.

Abstract

This research presents a sociohistorical and dialogical approach, based on the concept of charge as a discourse genre. The present paper intends to discuss and recognize the potential of a charge as a teaching-learning object, making learrners’ development as a critical reader possible, someone who is able to make inferences, take critical-responsive attitudes, and build his/her own point of view in relation to texts which focus the reality he/she lives in. A theoretical framework that considers both the notion of genre introduced by Bakhtin (2011, 2014) and the studies made by Maingueneau (2013) about discourse genres and their function guides this research. Studies of Fairclough (1989) and Chauí (2004) are some theoretical assumptions concerning the ideological maturation caused by charges. I discuss intertextuality, polyphony, the definition of charge as a discourse genre as well as its characteristics, when analyzing some previously selected charges, in order to explain the several possibilities of inferences made by learners-readers dealing with some excerpts of this genre. As a result of this research, I have designed a blog directed to teachers, with suggestions on how to use a charge as an important instrument in the teaching-learning process, which aims at a reading practice more compromised with learners’ development of their critical awareness and their ideological maturation.

Descrição

Palavras-chave

Língua portuguesa - Estudo e ensino, Formação do leitor, Charges, Letramento crítico, Gêneros discursivos, Intertextualidade

Citação

VIEIRA, Simone dos Santos P. de Assumpção. Charge e humor: o verbal e o não verbal em sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2016.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0