O currículo de educação física no ensino médio do Estado do Rio de Janeiro: possibilidades de superação a partir do conteúdo e prática pedagógica do futebol/futsal "dentro e fora das quatro linhas"
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Ilustrador
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
O modelo de escola atual desenvolve seus primeiros ensaios na modernidade, resultado da necessidade da burguesia que ascendia ao poder em educar a classe trabalhadora para atender as demandas do novo modelo de produção econômico e social que surgia: o capitalismo. Nesse sentido, na transição do século XIX para o XX, o currículo surge como um campo de conhecimentos capaz de sistematizar e organizar os saberes necessários para atender as demandas burguesas, enquanto classe dominante, e as diretrizes da classe trabalhadora enquanto classe subordinada. O objetivo deste trabalho é apresentar como o currículo é capaz de construir diferenças no processo de ensino e aprendizagem, de acordo com o contexto histórico/social, capazes de contribuir para a desigualdade social, bem como indicar o seu antagonismo com as possibilidades de romper com este paradigma. No campo pedagógico da Educação Física desenvolve uma proposta de ensino dos esportes futebol/futsal fundamentada em princípios críticos da Educação e, consequentemente, da Educação Física escolar. A pesquisa constrói um estudo específico sobre a política pública de educação curricular da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, denominada de Currículo Mínimo, a partir das suas orientações gerais, do que ela propõe para a disciplina Educação Física e as intencionalidades dos seus objetivos pedagógicos/sociais. Como contraponto a lógica político pedagógica apresentada pelo governo, a pesquisa desenvolve uma proposta de ensino do futebol/futsal, construída a partir de uma sequência didática que tem por objetivo oferecer aos/as estudantes um olhar não apenas prático, mas também conceitual, denominado de “dentro e fora das quatro linhas”. Os referenciais teóricos utilizados foram às teorias críticas da Educação, do Currículo e da Educação Física, com destaque para a pedagogia histórico crítica no campo da Educação e a pedagogia crítico-superadora na Educação Física. A metodologia utilizada pelo estudo foi a pesquisa bibliográfica e documental. Nesse sentido, o trabalho constrói possibilidades teórico/práticas superadoras deste paradigma para professores/as e estudantes da escola pública, mas especialmente àqueles vinculados a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, à medida esta apresenta o caráter instrumental e coercitivo do Currículo Mínimo de Educação Física.
Abstract
The recent school model develops its first essays in modernity, result of the need of the middle class that ascended to the power to educate the working class to meet the demands of the new system of economic and social production that emerged: the capitalism. Therefore, in the context of the transition from the nineteenth century to the twentieth century, the curriculum emerges as a field of knowledge able to systematize and organize the knowledge needed to meet bourgeois demands as the dominant class and the working class guidelines as a subordinate class. The main objective of this work is to present how the curriculum can construct differences in the teaching and learning process, according to the historical / social context, capable of contributing to social inequality, as well as indicating its antagonism with the possibilities of breaking with this paradigm. In the pedagogical field of Physical Education, from the same conception, develops a proposal of teaching soccer/futsal sports based on critical principles of Education and, consequently, of Physical School Education. In this respect, the research constructs a specific study on the the public curricular education policy of the State Department of Education of Rio de Janeiro, called the Minimum Curriculum, based on its general guidelines, of what it proposes for the Physical Education discipline and the intention behind its pedagogical / social objectives. As a counterpoint to the political-pedagogical logic presented by the government, the research develops a soccer/futsal teaching proposal, constructed from a didactic sequence that aims to offer the students a look not only practical, but also conceptual, denominated of "in and out of the four lines". The theoretical references used were critical theories of Education, Curriculum and Physical Education, with emphasis on historical-critical pedagogy in the field of Education and critical overcoming pedagogy in Physical Education. The methodology used was the bibliographical and documentary review. In this context, such research builds theoretical/practical possibilities to overcome this paradigm for teachers and students of the public school, but especially those linked to the State Department of Education of Rio de Janeiro, as it presents the instrumental and coercive character of the Minimum Education Curriculum Physical.
Descrição
Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CEP/UERJ.
Plataforma Brasil - CAAE (48683615.1.0000.5282) / Número do Parecer: 1.45989.514.
Plataforma Brasil - CAAE (48683615.1.0000.5282) / Número do Parecer: 1.45989.514.
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Base Nacional Comum Curricular, Educação - Currículo, Futebol, Futsal
Citação
COSTA, Leandro Martins. O currículo de Educação Física no ensino médio do Estado do Rio de Janeiro: possibilidades de superação a partir do conteúdo e prática pedagógica do futebol/futsal “dentro e fora das quatro linhas”. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2016.
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