Resgate das memórias dos sujeitos da EJA através da leitura de escritores do cânone literário
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
A função da escola não se restringe à oferta da educação formal, ela extrapola a aprendizagem propedêudica dos conteúdos disciplinares e abrange as potencialidades das estratégias de letramento. Um ensino voltado para as práticas sociais garante conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ao passo que forma o aluno para o exercício pleno da cidadania. Em consonância com tal prerrogativa e embasada em teóricos como Arroyo (2005), Freire (1989, 1997), Lajolo (1982), Eagleton (1983), Ecléa Bosi (1994), Soares (1999, 2011, 2012), Cosson (2014) entre outros, a presente pesquisa se propõe a contribuir com uma ação educativa que visa a desenvolver o letramento literário em alunos do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública do município de São Gonçalo/RJ, a partir do diálogo entre o resgate das memórias desses alunos da EJA e a leitura de textos de escritores canônicos. A literatura se faz presente não apenas nos textos escritos, mas também nas memórias dos alunos narradas e associadas às histórias dos livros. Espera-se, pois, recuperar as memórias dos sujeitos da EJA, com valorização de suas experiências de vida a partir da leitura de textos de autores consagrados da literatura brasileira, garantindo, assim, o acesso a obras do cânone literário e mostrando que é possível aproximar esses alunos de manifestações culturais que dificilmente lhes são acessíveis. Dessa forma, objetiva-se desenvolver o letramento literário, que é o processo de apropriação da literatura enquanto linguagem garantindo o contato do leitor com a obra através de prática social, assim como o fortalecimento da autoestima desse leitor através do resgate de suas memórias.
Abstract
The function of the school is not restricted to the provision of formal education; it extrapolates the propaedeutic learning of disciplinary content and covers the potential of literacy strategies. An education focused on the social practices ensures compliance with the Law of Education Guidelines and Bases (LDB), while order the student to the full exercise of citizenship. In accordance with this prerogative and grounded in authors as Arroyo (2005), Freire (1989, 1997), Lajolo (1982), Eagleton (1983), Ecléa Bosi (1994), Soares (1999, 2011, 2012), Cosson (2014) among others, this research aims to contribute to an educational action that aims to develop the literary literacy in 9th graders of Youth and Adult Education (EJA), of a public school in São Gonçalo / RJ, from dialogue between the rescue of this students’ memories and the reading of canonical writers. Literature is present not only in written texts, but also in the memories of the students narrated and associated with the books stories. It is expected, therefore, to recover the memories of the subjects of EJA, with an appreciation of their life experiences from the reading of texts of consecrated authors of Brazilian literature, thus ensuring access to works of the literary canon and showing that it is possible to approach these students to cultural manifestations that are hardly accessible to them. In this way, the objective is to develop the literary literacy that is the process of appropriation of language literature while ensuring the contact of the reader with the work through social practice, as well as strengthening the reader's self-esteem through the rescue of his memories.
Descrição
Palavras-chave
Educação de jovens e adultos (EJA), Literatura - Estudo e ensino, Letramento literário, Cânones da literatura, Memórias
Citação
NOVO, Laís Lemos Silva. Resgate das memórias dos sujeitos da EJA através da leitura de escritores do cânone literário. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
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