Ensinar conceitos de saúde na escola: o processo de construção de uma história-ferramenta fundamentada na autorregulação
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
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Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
No campo da Educação Física, há poucas pesquisas em língua portuguesa sobre a produção de materiais didáticos sobre conteúdos conceituais voltados para o ensino de educação para a saúde. Embora ainda não haja uniformidade nas abordagens de ensino empregadas por professores de Educação Física na prática pedagógica na Educação Básica, tem havido um esforço recente de propor um olhar multidimensional sobre a saúde, de modo que os alunos adotem hábitos saudáveis de forma consciente. A presente pesquisa tem como objetivo geral construir e avaliar a aplicabilidade de um material didático e instrucional que subsidie a ação de professores no processo de inserção de estratégias autorregulatórias, durante a aprendizagem de conteúdos conceituais relacionados ao tema transversal saúde, no currículo de Educação Física do Ensino Médio. Foram estabelecidos três objetivos específicos: elaborar um kit composto por um recurso educativo digital (website) e um Caderno de Atividades com orientações ao professor, com foco em temas relacionados à saúde e em conteúdos referentes a estratégias de autorregulação para a saúde; descrever e analisar o processo de elaboração do material didático e instrucional, tomando como base a literatura disponível e o processo autorregulatório do próprio pesquisador; e avaliar o grau de aplicabilidade do material didático e instrucional para o professor ensinar estratégias autorregulatórias durante a aprendizagem de conceitos de saúde, por meio de um processo de avaliação por professores da Educação Básica, profissionais da educação e profissionais da saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho quali-quantitativo, que envolve processos de formação continuada entre os quais um curso de extensão sobre a Teoria Social Cognitiva. O instrumento utilizado para avaliar o produto educacional é um questionário com 25 itens fechados, com espaço para inserção de comentários pelos avaliadores e uma questão dissertativo-argumentativa sobre a percepção dos participantes a respeito do curso de extensão. A análise quantitativa dos itens do questionário foi realizada por meio de estatística descritiva e a análise qualitativa usou como referencial a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) desenvolvida a partir dos dados oriundos das questões abertas do questionário e das informações contidas no portfólio autorregulatório do professor pesquisador. Os resultados do estudo apontam para a aplicabilidade do produto educacional, no que se refere ao seu potencial para melhorar práticas pedagógicas e para promover processos autorregulatórios nas aulas da Educação Básica, destacando-se a clareza da linguagem, a organização do material, sua facilidade de uso e os debates que podem ser suscitados a partir de conteúdos do tema transversal saúde.
Abstract
There is a lack of studies in portuguese that examine the development of textbooks designed to teach concepts of health education in the Brazilian physical education field. Although Elementary and High School physical educators have been employing teaching approaches in an heterogeneous fashion, there has been a recent effort towards a multidimensional view of health, so that students acknowledge the importance of adopting healthy behaviors. The main aim of this research is to develop an educational kit and assess its feasibility, in order to aid physical education teachers foster self-regulatory skills, while teaching concepts of health as a transversal theme in the High School Physical Education curriculum. Three specific objectives of this study are: to develop an educational kit comprised by an educational digital resource (a website) and a supplementary material which includes a teacher´s guide, focusing on health as a transversal theme and on health self-regulatory skills; to describe and assess the educational kit developmental process, based on the available literature and the researcher´s self-regulatory process; and to assess the feasibility of the educational kit as a teaching tool to foster health self regulatory skills through a peer review, which encompassed school teachers, education and health professionals. Based on a qualitative and a quantitative approach, this study is an action research which gives rise to a teacher´s education extension course on social cognitive theory. To collect qualitative data, a survey consisting of 25 closed-end questions was used, with a designated space allowing respondents to make comments and one essay question regarding the participants´ view on the extension course. Content analysis technique (BARDIN, 2011) was employed as the theoretical foundation to analyze qualitative data both from the survey questions and the researcher´s self-regulatory portfolio. As for quantitative data, a statistical descriptive analysis was employed to assess the extension course participants’ responses. The results suggest that the educational kit seems to be feasible, regarding its potential to improve both teaching practices and to promote self-regulatory processes in the context of Basic Education. The subjects highlighted some of the educational kit strong aspects, such as language transparency, its pedagogical organization, its usability and the debates that are likely to stem from contents regarding health as a transversal theme.
Descrição
Palavras-chave
Educação física - Estudo e ensino, Saúde, Educação em saúde, Teoria social cognitiva
Citação
GOUVÊA, Bruno dos Santos. Ensinar conceitos de saúde na escola: o processo de construção de uma história-ferramenta fundamentada na autorregulação. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
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