Imagens que contam: a pedagogia dos multiletramentos na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A principal temática da presente pesquisa foi o uso de imagens como instrumento de letramento na Educação Infantil por meio da pedagogia de multiletramentos. Partimos dos documentos Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e as Orientações Curriculares para a Educação Infantil (OCEI). Realizamos uma retrospectiva histórica e adotamos as perspectivas da pedagogia de multiletramentos de Rojo (2012) e os conceitos base de letramento de Soares (1998). Para a análise de imagens na elaboração do produto foram utilizados a Gramática do Design Visual (GDV), sobretudo os estudos de Kress e Van Leeuwen, (2001) orientados pela Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday (1994), e a estrutura narrativa de Labov (1972) para a organização da contação de histórias. Baseamo nos nas concepções do método pesquisa-ação de cunho qualitativo, cujo campo de aplicação é uma creche pública do Município do Rio de Janeiro – segmento Maternal I – em uma comunidade pertencente a um complexo no Bairro de Anchieta. Esta investigação e a elaboração do caderno pedagógico foram realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lingua(gem) e Projetos Inovadores na Educação (GEPLIED), liderado pela Prof.ª. Dr.ª. Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel e vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB-CPII).

Abstract

The main theme of the present research was the use of images as an instrument of literacy in Child Education through a pedagogy of multiliteracy We started by using the National Curricular Reference Framework for Early Childhood Education (RCNEI), The National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI) and the Curricular Guidelines for Early Childhood Education (OCEI). We developed a historical retrospective and adopted the perspectives of the pedagogy of multiliteracy by Rojo (2012) and the basic concepts of literacy by Soares (1998). The Grammar of Visual Design (GDV) was used for the analysis of images in the elaboration of the product, especially the studies by Kress and Van Leeuwen, (2001) oriented by Halliday's Functional Systemic Linguistics (LSF) and the narrative structure developed by Labov (1972) for the organization of storytelling. This investigation is based on the conceptions of action research, under a qualitative method. The field of application is a public day-care center of the Municipality of Rio de Janeiro - Maternal Segment I - in a community which belongs to a complex in the Anchieta county. This research and the elaboration of the pedagogical book were carried out within the framework of the Group of Studies and Research in Language and Innovative Projects in Education (GEPLIED), headed by Prof.ª. Dr.ª. Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel and linked to the Professional Master's Program in Basic Education Practices of Pedro II School (MPPEB-CPII)

Descrição

Palavras-chave

Educação infantil - Estudo e ensino, Multiletramento, Multimodalidade, Letramento visual, Ensino – Meios auxiliares

Citação

BRITO, Ana Carolina. Imagens que contam: a pedagogia dos multiletramentos na Educação Infantil. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0