Poesia no ensino médio: uma proposta de intervenção didática para o letramento literário sob a perspectiva do paradigma da complexidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Coorientador

Editor

Organizador

Ilustrador

Tradutor

Coordenador

Nome da universidade/Departamento

Colégio Pedro II/PROPGPEC

Programa de Formação

Mestrado Profissional em Prática de Educação Básica

Local

Rio de Janeiro

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No Ensino Médio regular, legitimadas por orientações e diretrizes oficiais, as práticas docentes passaram a reproduzir um modelo de letramento literário que tem desconsiderado as implicações da sociedade do conhecimento - ou de informação. Tal fato enseja reflexões teórico-metodológicas que reposicionem o lugar da Literatura, de modo a proporcionar uma aprendizagem literária significativa ao aluno, especialmente no que tange à compreensão do gênero poético, no Ensino Médio regular, foco desta pesquisa. A função humanizadora da Literatura, como defende Antonio Candido, pode auxiliar na formação ética e estética desse jovem, em que pese a relação entre o saber e as novas tecnologias de comunicação e informação, cuja dinâmica requer a constituição de novas formas de aprender que ratifiquem a consciência do ser humano. Corrobora essa perspectiva a proposta filosófica que perpassa os documentos oficiais que orientam o ensino de Literatura. A Literatura é um direito do aluno e a escola necessita prover uma didatização adequada, no intuito de que o pensamento cartesiano - ou simplificador na perspectiva de Edgar Morin - seja superado no paradigma educacional vigente, a fim de que o modelo de letramento literário ideológico, conforme apontado por Miriam Zappone, seja contemplado nesse processo de escolarização. Dessa maneira, a presente pesquisa-ação procura contribuir com uma proposta de intervenção didática que visa a desenvolver o letramento literário em alunos da 1ª. série do Ensino Médio regular, de uma escola pública do município do Rio de Janeiro/RJ, a partir do estudo da poesia. Para tanto, a pesquisa aporta-se, basicamente, nas contribuições dos modelos de letramento literário, de Mirian Zappone, e nas do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, dentre outros, como Rildo Cosson, Marilda Aparecida Behrens e o próprio Antonio Candido. A ideia é propor alguns princípios do pensamento complexo que favoreçam a viabilização de abordagens mais significativas às práticas docentes no estudo da poesia, no sentido de desenvolver o letramento literário do aluno, compreendendo a importância da Literatura na sua formação humana. Espera-se desenvolver o letramento literário desse jovem, sob tais perspectivas, de maneira que ele possa expressar sua subjetividade, valorizando-a no contexto escolar, além de nele promover as habilidades de leitura literária, a partir das quais se sinta apto a compreender as diferentes manifestações poéticas que circulam no seu cotidiano.

Abstract

In regular high school, legitimized by official guidelines, teaching practices will play a literary literacy model that has disregarded the implications of the society‘s knowledge - or information. This fact leads to theoretical-methodological reflections that replace Literature, in order to provide meaningful literary learning to the student, especially regarding the understanding of the poetic genre in regular High School, the focus of this research. The humanizing function of Literature, according to Antonio Candido, can help in the ethical and aesthetic formation of this student, in which there is a strong relation between the knowledge and the new technologies of communication and information, whose dynamics requires the constitution of new ways of learning that ratify the conscience of the human being. Such a philosophical approach, which considers the ethical formation, also runs through the official documents, which ratifies the relevance of this research. Literature is a right of the student and the school needs to provide appropriate didatization, in order that the Cartesian - or simplifying, according to Edgar Morin, thinking be overcome in the current educational paradigm, so that the model of the ideological literary literacy, according to Mirian Zappone, is contemplated in this process of schooling. In this way, the present action-research seeks to contribute with a didactic intervention proposal that aims to develop the literary literacy in students of the first grade of the regular high school, from a public school in the city of Rio de Janeiro / RJ, from the study of poetry. For this, the research is based on the contributions of Mirian Zappone, about the models of literary literacy, and about the Paradigm of Complexity, it is based on Edgar Morin, among others, such as Rildo Cosson, Marilda Aparecida Behrens and Antonio Candido. It aims to propose some principles of the complex thinking, which support the viability of more meaningful approaches to teaching practices in the study of poetry and in the sense of developing the student's literacy Literary and understanding the importance of Literature in his human formation. It is hoped to develop the literary literacy of this student, under such perspectives, so that he can express his subjectivity, valuing it in the school context, as well as promoting literary reading skills, from which he feels able to understand the different poetic manifestations that circulate in his daily life.

Descrição

Palavras-chave

Literatura brasileira (Ensino médio) - Estudo e ensino, Poesia - Estudo e ensino, Complexidade (filosofia) na literatura, Letramento literário

Citação

SILVA, Mônica de Queiroz Valente da. Poesia no ensino médio: uma proposta de intervenção didática ao letramento literário sob a perspectiva da complexidade. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.

Fonte externa

Documento relacionado

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0