Tecnologias digitais na educação: a utilização de objetos de aprendizagem
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Após a imersão no ciberespaço a forma como as pessoas lidam com as informações está significativamente alterada. Portanto, torna-se imprescindível pensar em novas formas de ensino que atendam a esta nova demanda de indivíduos, que possuem uma forma diferenciada de receber, transferir e lidar com informações. A partir dessa premissa, a pesquisa aqui retratada, desenvolvida através da metodologia de investigação DBR - Design Basead Research ou pesquisa baseada em design, teve como objetivo estimular docentes a utilizarem tecnologias digitais, especificamente através de um ambiente virtual denominado “Coisa de Professor”, criado com a intenção de familiarizar professores com objetos de aprendizagem, na forma de recursos educacionais digitais, e incentivar a utilização dos mesmos em suas práticas pedagógicas. Para compor o perfil cíclico de montagem do ambiente virtual, o mesmo foi testado com um grupo de docentes e suas impressões e sugestões foram coletadas, através de um questionário, e analisadas possibilitando intervenções que buscaram adaptar o design, a usabilidade e a acessibilidade do ambiente.
Abstract
After immersion in cyberspace, the way people deal with information is significantly altered. Therefore, it is essential to think of new teaching alternatives that meet this new demand of individuals, who have a different ways of receiving, transferring and dealing with information. From this premise, the research presented here, developed through the DBR research methodology - Design Basead Research aimed to encourage teachers to use digital technologies, specifically through a virtual environment called "Teacher Thing", created with the intention of familiarizing teachers with learning objects in the form of digital educational resources, and encourage their use in their pedagogical practices. To compose the cyclic profile of the virtual environment, it was tested with a group of teachers and their impressions and suggestions were collected through a questionnaire and analyzed allowing interventions that sought to adapt the design, usability and accessibility of the environment.
Descrição
Palavras-chave
Tecnologia educacional, Objetos de aprendizagem, Ambiente virtual de aprendizagem
Citação
PAES, Elizabeth Domiciano. Tecnologias Digitais Na Educação: a utilização de objetos de aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




