Leitura crítica na escola básica: a investigação da interação entre metáforas e suas realizações visuais em HQs
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo suscitar o debate e a reflexão no tocante ao processo de ensino-aprendizagem de leitura crítica de textos do gênero História em Quadrinhos, doravante, HQs, a partir da investigação das relações entre as metáforas e suas realizações visuais. O presente estudo é composto de duas partes: uma teórica e outra de aplicação prática. A primeira parte constitui-se na apresentação do aporte teórico em que o estudo se respalda para a investigação das relações entre a metáforas verbais e a realização destas no que diz respeito ao aspecto visual. Para tanto, serão usados os pressupostos teóricos de Tony Sardinha (2007) para que seja construído um breve excurso sobre as tendências teóricas acerca do estudo de metáforas verbais. Bem como, serão utilizados os pressupostos analíticos da Linguística Sistêmico- Funcional, de Halliday (1985, 2014). E, ainda, os postulados de Kress e Van Leeuwen (2006), especificamente, as categorias que estes teóricos enumeram para a investigação da construção de significado no discurso imagético. A segunda parte constitui-se na proposição de um Caderno de Atividades com o foco no ensino da leitura crítica de HQs, investigando as relações estabelecidas entre as metáforas e as imagens, nesse gênero textual. Tal discussão será embasada nos pressupostos teóricos-metodológicos de Marcuschi (2008) e Travaglia (2001) e respaldará o produto final deste estudo, o Caderno de Atividades “Decifrando o enigma entre o verbal e o visual”. As atividades pedagógicas propostas no Caderno de Atividades foram aplicadas em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma unidade de ensino da rede municipal do RJ. Os resultados obtidos através dos questionários respondidos pelos discentes participantes da pesquisa serão analisados em uma perspectiva qualitativa (LÜDKE, 1986).
Abstract
This study aims to provoke discussion and reflection regarding the teaching-learning process of critical reading of texts of the genre comic strip, now, comics, from the investigation of the relationship between metaphors and their visual achievements. This study consists of two parts: a theoretical section and a practical application. The first part is on the presentation of the theoretical framework that will support the investigation of relationships between verbal metaphors and the realization of these with regard to the visual aspect. For a brief excursus on the theoretical trends about the study of verbal metaphors, theoretical assumptions by Tony Sardinha (2007) were used. Besides, the analytical assumptions of Systemic-Functional Linguistics (HALLIDAY, 1985; 2014) will be applied. And yet, the postulates of Kress and Van Leeuwen (2006), specifically, the categories that these theorists listed for investigating the construction of meaning in imagistic speech. The second part constitutes the proposition of an activity booklet with exercises focused on the teaching of critical reading, investigating the relations between the metaphors and images in comics. Marcuschi (2008) and Travaglia (2001) will ground this discussion in the theoretical and methodological assumptions and will support the final product of this study, the Activity Booklet "Deciphering the enigma between the verbal and the visual.". The activities proposed will be developed with two 6th grade classes in a teaching unit, in Rio de Janeiro City. The results obtained from questionnaires answered by participating students will be analyzed in a qualitative perspective (LÜDKE, 1986).
Descrição
Palavras-chave
Língua portuguesa - Estudo e ensino, Metáfora, Histórias em quadrinhos na educação, Multimodalidade, Letramento crítico
Citação
SIQUEIRA, Jakeline Bastos de. Leitura crítica na escola básica: a investigação da interação entre metáforas e suas realizações visuais em HQs. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2016.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




