Ensinar a aprender francês na escola: o processo de construção de uma estória-ferramenta para o 6º ano fundamentada na autorregulação da aprendizagem
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Editor
Organizador
Ilustrador
Tradutor
Coordenador
Nome da universidade/Departamento
Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Ainda que o francês seja a segunda língua mais falada do mundo, não há pesquisas sobre a produção de materiais didáticos que promovam os processos de autorregulação da aprendizagem (ARA) em aulas de Francês Língua Estrangeira (FLE) para alunos da Educação Básica. Em contrapartida, há, nos últimos anos, um crescimento relevante nas pesquisas que buscam promover as estratégias de autorregulação da aprendizagem nesse nível de ensino. Considerando a escassez na produções de materiais para este fim, a presente pesquisa tem como objetivo geral construir e aprimorar um material didático que subsidie a ação de professores no processo de inserção de estratégias autorregulatórias durante a aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, no sexto ano do Ensino Fundamental. Foram estabelecidos três objetivos específicos: elaborar um kit composto por Livro e Caderno de atividades com orientações para professores, voltados para a promoção de estratégias autorregulatórias durante a aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, no sexto ano do Ensino Fundamental; descrever e analisar o processo de elaboração do material didático e instrucional, tomando como base a literatura disponível e o processo autorregulatório do próprio pesquisador; e partilhar o material com professores da Educação Básica e licenciandos de último período, ambos com formação em Letras Português/ Francês e avaliar a sua aplicabilidade para o ensino de estratégias autorregulatórias durante a aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, no sexto ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, que abrange processos de formação continuada entre os quais um curso de extensão sobre as contribuições da Teoria Social Cognitiva para a prática pedagógica. Os instrumentos utilizados para avaliar o potencial de aplicabilidade do produto educacional que acompanha esta dissertação foram o portfólio autorregulatório e um conjunto de tarefas realizadas no contexto de um curso de formação continuada de professores, na modalidade extensão. Os dados provenientes desses instrumentos foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados desse estudo sugerem que o produto educacional que acompanha esta dissertação tem potencial para contribuir na melhoria de práticas pedagógicas na Educação Básica e para promover estratégias de autorregulação da aprendizagem em aulas de Francês Língua Estrangeira, no contexto do sexto ano do Ensino Fundamental, destacando-se por sua originalidade, linguagem adequada ao público-alvo, facilidade de uso e pela possibilidade de levantar novos questionamentos sobre as atuais práticas no que diz respeito ao ensino de francês na Educação Básica.
Abstract
Although French is the second most spoken language in the world, to date there are no studies that have examined the development of textbooks designed to encourage students to get involved with the process of learning how to learn french in Basic Education classrooms. On the other hand, in the past years there has been a growing body of literature aiming to promote self-regulated learning strategies at this grade level. Considering the lack of educational resources designed to aid teachers to foster these strategies concerning French as a Foreign Language (FFL), the main objective of this research is to develop and improve an educational kit, in order to help teachers promote self-regulated learning strategies regarding the teaching and learning process of French as a Foreing Language with 6th graders. Three specific objectives of this study are: to develop an educational kit comprised by a Book and a supplementary material which includes a teacher´s guide, focusing on the promotion of self regulatory skills while learning French as a Foreign Language in the 6th grade; to describe and assess the educational kit developmental process, based on the available literature and the researcher´s self-regulatory process; and to share the aforementioned kit to assess its feasibility as a tool to foster self-regulatory skills through a peer review, which encompassed French/Portuguese language school teachers and French/Portuguese last year undergraduate teacher licensure students. Based on a qualitative approach, this study is an action research which gives rise to a teacher´s education extension course on social cognitive theory. To collect data aiming to assess the educational kit feasibility, two tools were used: the researcher´s self regulatory portfolio and a set of tasks applied during a teacher´s training extension course. These data were then analysed based on the content analysis technique. The results of this study suggest that the educational kit seems to be feasible, concerning its potential to improve both teaching practices and to promote self-regulatory skills while learning French as a Foreing Language in the context of six grade classrooms. The subjects underlined some of the educational kit strong aspects, such as its uniqueness, its language appropriateness for the target audience, its usability and the likelihood of proposing debates over current practices regarding teaching French in Basic Education.
Descrição
Palavras-chave
Língua francesa - Estudo e ensino, Autorregulação da aprendizagem, Material didático, Formação continuada de professor, Teoria social cognitiva, Práticas pedagógicas
Citação
QUINTANS, Verônica Passos Alves. Ensinar a aprender francês na escola: o processo de construção de uma estória-ferramenta para o 6º ano fundamentada na autorregulação da aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2017.
Fonte externa
Documento relacionado
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Este item está licenciado na CC BY-NC-SA 4.0 




