Aprender a aprender: estratégias de autorregulação da aprendizagem para a melhoria da compreensão leitora
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Colégio Pedro II/PROPGPEC
Programa de Formação
Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica
Local
Rio de Janeiro
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Resumo
Desde o início do processo de universalização da Educação Básica, os professores e pesquisadores têm enfrentado desafios para promover a ampliação dos casos de sucesso escolar. De acordo com pesquisas recentes, o desempenho dos estudantes não está condicionado apenas aos fatores socioeconômicos ou cognitivos, mas pode ter relação com diversas questões, entre elas a capacidade de interpretação do jogo social, as expectativas familiares, as relações afetivas estabelecidas no espaço escolar e o desenvolvimento de processos autorregulatórios. O investimento em práticas escolares voltadas para o ensino de saberes transversais ao aprender, para ampliação das estratégias autorregulatórias e para a melhoria da compreensão leitora podem ser considerados caminhos profícuos para redução das situações de fracasso escolar, especialmente nas fases de transição entre os dois segmentos do Ensino Fundamental. À luz da Teoria Social Cognitiva, o presente estudo tem como objetivo colaborar para o aprimoramento do processo de aprendizagem de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, através da elaboração e avaliação de um material didático suplementar voltado para o desenvolvimento de estratégias de autorregulação com foco em habilidades de compreensão textual. Trata-se de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo e pode ser classificada mais especificamente como pesquisa-ação, na perspectiva de René Barbier. O estudo deu origem a um kit educacional composto por dois materiais: um livro intitulado “Um papo sobre estudar – Super dicas para você aprender a aprender melhor” e um “Caderno de atividades para estudar com os amigos”. O processo de avaliação a que o produto foi submetido é a avaliação por pares. A fim de selecionar e instrumentalizar os pares avaliadores foi promovido o curso de extensão “Aprender a aprender: contribuições da Teoria Social Cognitiva para a prática pedagógica”. Para a coleta de dados referentes à avaliação do produto, foram utilizados dois instrumentos: um diário de campo e um questionário de avaliação com perguntas fechadas e inserção para comentários dos avaliadores. Os dados quantitativos oriundos do segundo instrumento foram descritos e sumarizados tendo como base a estatística descritiva. A consistência interna e a confiabilidade dos resultados foram estimadas através dos valores do alfa de Cronbach. Os dados qualitativos de ambos instrumentos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que o produto educacional apresenta potencial significativo para melhorar a prática educativa, desenvolver os processos autorregulatórios e ampliar o repertório de estratégias de aprendizagem dos estudantes, destacando-se por sua originalidade, pela clareza da redação e pela possibilidade de se levantar novos questionamentos a partir das atividades propostas.
Abstract
Since the beginning of the universalization of basic education process, teachers and researchers have faced challenges to promote the expansion of school’s cases success. According to recent researches, the student performance is not only conditioned to socioeconomic or cognitive factors, but may be related to several issues, including the ability to reading the social set, family expectations, affective relationships established at school and the development of self regulatory processes. The investment in school practices focused on teaching transversal knowledge to learn, to expand the self-regulatory strategies and to improve reading comprehension can be considered helpful ways to reduce situations of school failure, especially in the phases of transition between the two segments of Elementary School. From the perspective of the Social Cognitive Theory, this study aims to contribute to improving the learning of students in the 5th grade of elementary school process through the development and evaluation of supplementary educational materials focused on the development of self regulation strategies focused in reading comprehension skills. This is a quali-quantitative research study and can be classified more specifically as an action research, under the point of view of René Barbier. The study led rise to an educational kit that consists of two materials: a book entitled "A chat about studying - Super tips for you learn how to learn better" and "Activities notebook to study with friends". The evaluation process which the product was subjected to is a peer review. In order to select and equip peer evaluators, the extension course "Learning to learn: Contributions of Cognitive Social Theory for teaching practice" was promoted. To collect data on the evaluation of the product, two instruments were used: a diary and an evaluation questionnaire with closed questions and insert to evaluator’s comments. The quantitative data from the second instrument were described and summarized based on descriptive statistics. The internal consistency and reliability of the results were estimated using the Cronbach's alpha values. Qualitative data from both instruments were analysed by Bardin content analysis technique. The results suggest that the educational product has significant potential to improve educational practice, develope self-regulatory processes and expand the repertoire of learning strategies of students, emphansizing its originality, the clarity of the writing and the ability to raise new questions from the proposed activities.
Descrição
Palavras-chave
Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino, Autorregulação da aprendizagem, Compreensão na leitura, Estratégias pedagógicas, Teoria social cognitiva
Citação
MOREIRA, Marcelle Resende. Aprender a aprender - Estratégias de autorregulação da aprendizagem para a melhoria da compreensão leitora. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2016.
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